Lisboa, Portugal, 14 março 2008 - A Texto Editores lança hoje, dois dicionários e um guia com as alterações previstas no Novo Acordo Ortográfico.
Este lançamento acontece na sequência da aprovação para ratificação do segundo protocolo modificativo do Acordo pelo governo português. Segundo informações veiculadas pela editora do grupo Leya, estas edições, que por ora vão ser lançadas apenas em Portugal, “visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico de 1990”.
Serão editados dois dicionários e um guia, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - conforme Acordo Ortográfico, que «será um instrumento de trabalho», explicou à Lusa fonte da Texto, o Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico, «uma edição de luxo, encadernada em couro branco», e o guia intitulado Actual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português.
As três obras contam com a colaboração dos linguistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo a nova forma de escrever português.
“Estas obras foram totalmente actualizadas do ponto de vista lexicográfico e reflectem uma criteriosa e adequada modernização vocabular e uma significativa inclusão de vozes originárias do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa”, lê-se na nota da Texto.
O Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico integra mais de 250.000 entradas, “constitui uma obra alargada, de luxo, em caixa de dois volumes, de 1.024 páginas cada um”, escreve a mesma fonte.
«Esta edição - acrescentou - apresenta um aspecto gráfico inovador, com capa em pele branca, títulos gravados em relevo a prata e bronze e num tamanho superior ao habitual».
O Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico, «de carácter mais utilitário para uso diário em ambiente académico e profissional», inclui 125.000 entradas.
Já Actual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português é, segundo a nota da Texto, «um guia acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo». (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário