Ministra Ana Dias Lourenço considera reestruturação do Secretariado da SADC como uma mais valia para a organização (Foto Angop)
Lusaka, 1/03 – A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, considerou sexta-feira, em Lusaka, Zâmbia, que a reestruturação do Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pretende criar uma estrutura de gestão mais fluida e menos burocrática.
“O que se pretende é criar uma estrutura de gestão mais fluida, para permitir que os assuntos tenham um seguimento mais rápido”, disse Ana Dias Lourenço no final da reunião do Conselho de Ministros da SADC.
Com essa medida, o secretariado da organização passa a ter dois secretários executivos adjuntos. Um para a área de Integração Económica Regional e outro para Finanças e Administração.
A antiga estrutura, composta por um secretário executivo, um secretário executivo adjunto, directores e chefes de unidades, era considerada "excessivamente pesada".
Segundo Ana Dias Lourenço, o secretário executivo será responsável apenas pelas questões estratégicas e políticas da organização e terá a seu cargo o órgão de política, defesa e segurança.
A ministra do Planeamento confirmou a realização da Conferência Internacional sobre a Pobreza e Desenvolvimento, em Abril deste ano, nas Ilhas Maurícias, de modo a se identificarem caminhos que conduzam a erradicação da pobreza de forma sustentável.
Em relação à zona de Comércio Livre, Ana dias Lourenço reafirmou a posição de Angola em não aderir ao projecto em Agosto desse ano, data do seu lançamento.
Por outro lado, fez uma apreciação positiva do funcionamento da SADC, sublinhando aspectos como o melhoramento do método de trabalho do comité de altos funcionários, o que facilita a tomada de decisões de modo mais rápido.
A capital zambiana acolheu, de 22 a 27 deste mês, a reunião de peritos da SADC, que antecedeu o Conselho de Ministros, no qual Angola esteve representada por uma delegação ministerial chefiada pela ministra Ana Dias Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário