quarta-feira, 5 de março de 2008

Ecuador/Correa impõe condições para solucionar conflito diplomático com Colômbia


Mylena Fiori/Agência Brasil


Foto: Presidente Rafael Caldera em conferencia de imprensa em Brasília


Brasília, 4 marzo 2008 - O presidente do Equador, Rafael Correa, impôs três condições para a solução da crise diplomática com a Colômbia após a morte de militantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano na semana passada.

Correa exigiu um pedido de desculpas do governo colombiano sem justificativa das ações e um compromisso formal de que operações militares do tipo nunca mais se repetirão. Ele também pediu o reconhecimento de que a Colômbia montou uma farsa para vincular o governo do Equador às Farc.

O presidente equatoriano apresentou as exigências hoje (4) à noite, logo após chegar a Brasília. Amanhã (5), Correa terá uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista coletiva, Correa referiu-se ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, com termos agressivos, como “mentiroso” e “canalha”.

Segundo Correa, desde o princípio, Uribe sabia onde estava Raúl Reyes, o número dois das Farc, morto na operação militar.

Correa também ressaltou que Uribe tinha conhecimento de que estava em andamento uma negociação para libertar 12 reféns das Farc, incluindo a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt. “Ele [Uribe] deixou para atacar quando liberação dos reféns era iminente para abortar acordo humanitário”, acusou.

O presidente equatoriano repudiou ainda as alegações do governo colombiano de que a operação militar representou uma defesa legítima. “Não houve enfrentamento, mas um massacre”, declarou. “Foi uma descarada agressão à soberania de um país.”

Correa negou que o Equador esteja ajudando as Farc e alegou que o contato com o grupo guerrilheiro foi apenas de caráter humanitário: “O único contato que tivemos com as Farc foi para tratar da libertação dos 12 reféns”.

Na avaliação de Correa, a apresentação de indícios pelo governo colombiano foi uma farsa montada por Uribe. “Seria impossível saírem três computadores intactos com informações após um bombardeio como o que ocorreu”, ponderou.

Segundo o presidente do Equador, Uribe quer fomentar guerra na região. “Este é um problema regional. O presidente Uribe não quer a paz, quer a guerra. Isso é um perigo para a região”, afirmou. “Espero que a comunidade internacional não apóie apenas o Equador, mas sim, os princípios do direito internacional.”

Correa chegou hoje (4) á noite vindo do Peru. Amanhã (5), ele encontra Lula às 10h. Depois, o líder equatoriano segue para Venezuela, Panamá, Nicarágua e República Dominicana. No giro, ele pedirá apoio dos países da região em repúdio à ação da Colômbia.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/04/materia.2008-03-04.6230157236/view

Nenhum comentário: