sábado, 15 de março de 2008

China/Pequim elogia relações comerciais com países de língua portuguesa

Pequim, China, 12 março 2008 - O governo chinês afirmou que a cooperação entre a China e os países de língua oficial portuguesa permitiu atingir os objectivos nas relações comerciais dois anos antes do previsto, noticiou terça-feira a imprensa oficial chinesa.
“Graças à cooperação cada vez mais profunda, atingimos com dois anos de avanço o objectivo de entre 45 mil e 50 mil milhões de dólares em volume comercial entre os dois lados”, disse Sun Tong, subdirector-geral do Departamento para os Assuntos de Taiwan, Hong Kong e Macau do Ministério de Comércio chinês, citado pela agência noticiosa oficial Nova China.
De acordo com dados oficiais, o comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresceu 35 por cento em 2007 para atingir 46,35 mil milhões de dólares.
“Apesar da economia chinesa ter vindo registar uma procura cada vez maior devido ao crescimento superior a dez por cento nos últimos cinco anos, os países de língua portuguesa, com uma população combinada de 230 milhões, também revelam um potencial de mercado evidente”, acrescentou Sun, segundo a Nova China.
De acordo com a agência noticiosa oficial chinesa, Sun defendeu assim a necessidade da China e dos países de língua portuguesa explorarem mais oportunidades recíprocas de investimento.
Sun falou durante a reunião do Secretariado Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, ocorrida em Macau segunda e terça-feira. (macauhub)

Nenhum comentário: