quarta-feira, 15 de julho de 2015

Angola/Cuba dialoga com os EUA sem abdicar de princípios

15 de Julho, 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao ()

João Dias

A cooperação no domínio dos Petróleos, Saúde e formação de quadros dominou ontem o encontro entre o Vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, e o Vice-Presidente do Conselho de Ministros cubano, Ricardo Cabrizas Ruíz, que se encontra desde segunda-feira em Angola.

Em declarações à imprensa, o Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba disse que o encontro permitiu fazer uma  revisão das relações existentes entre os dois países com vista ao seu reforço.
 
“Fizemos uma rápida revisão das excelentes relações que temos. Reafirmamos a nossa vontade e decisão de continuar a cooperar e aprofundar as
nossas relações nos diferentes domínios onde estamos presentes para o benefício de ambas as partes. Foi uma excelente reunião”, disse o Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba.

Ricardo Cabrizas Ruíz sublinhou que não foi avançada qualquer possibilidade de estender a cooperação a mais sectores, devendo a mesma estar concentrada apenas nas áreas já abrangidas e consideradas prioritárias. “Não estamos a olhar para novos domínios. As áreas em que cooperamos são muito importantes, passam pela saúde, educação, energia e água e construção. É uma cooperação fundamental. Continuamos a privilegiar a formação de quadros, enquanto sector importante”, referiu.
 
A possibilidade de virem a Angola mais técnicos cubanos para apoiar o desenvolvimento do país também foi abordada durante o encontro entre Manuel Vicente e Ricardo Cabrizas Ruíz.
  
O Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba referiu que a questão exige alguns ajustes da parte angolana, em função dos seus interesses e necessidades. No entanto, realçou Ricardo Cabrisas, o fundamental é que a política de cooperação continua. Questionado se o encontro serviu também para fazer uma abordagem de natureza financeira, Ricardo Cabrizas Ruíz disse que as questões passadas em revista “são estritamente de ordem prática”. O Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba anunciou, para hoje, uma reunião com o presidente do conselho de administração da Sonangol, Francisco de Lemos, com quem deve abordar aspectos que têm a ver com a cooperação no domínio dos petróleos.
 
Ricardo Cabrizas Ruíz salientou que o trabalho desenvolvido no domínio dos hidrocarbonetos decorre de modo eficiente e promissor, tendo em vista o alcance da qualidade. “Pelo trabalho feito por técnicos cubanos e angolanos, as perspectivas  são boas e encorajadoras”, sublinhou. Ricardo Cabrizas Ruíz revelou que a perfuração do primeiro poço da Sonangol em Cuba deve ser feita em 2016.

Exploração petrolífera
O Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba explicou que  os aspectos relacionados com a pesquisa, exploração e produção de petróleo no seu país “estão sujeitos à regulação do bloqueio imposto pelos Estados Unidos, pois a empresa Cubapetróleo, a petrolífera estatal cubana, não pode dispor de uma plataforma que tenha mais de dez por cento de componentes norte-americanos”.
 
O bloqueio, disse, provoca efeitos de “carácter extraterritorial”, pois afecta não só Cuba mas também países como Angola, que tem um importante programa de cooperação com o Governo cubano, principalmente no sector dos hidrocarbonetos. Sobre a normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, o Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba reafirmou que o seu país saúda o diálogo com os EUA. A reaproximação, referiu, corresponde à política e aos princípios defendidos pelo Governo e povo cubanos, que tem feito um  grande sacrifício em função do bloqueio económico e financeiro imposto pelos EUA.

“O importante é que se iniciou esse diálogo entre os dois países, que resultou no restabelecimento das relações diplomáticas sem que façamos concessão alguma dos princípios que  defendemos até agora”, sublinhou  Ricardo Cabrizas Ruíz, que defendeu: “Para existir uma verdadeira normalização tem de ser eliminado o bloqueio económico e financeiro”.

O Vice-Presidente do Conselho de Ministros cubano exigiu  que os EUA devolvam a base naval de Guantámo a Cuba, por se tratar de uma parcela do território cubano. Ricardo Cabrisas teve, antes, um encontro com o ministro angolano da Defesa Nacional, João Lourenço, com quem trocou impressões sobre as relações entre os dois países, e reuniu-se também com o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, com o qual fez uma avaliação do estado da cooperação bilateral.


Nenhum comentário: