Luanda, 22 novembro 2010 (Angola Press) – A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, destacou hoje, em Luanda, a importância da igualdade no género, como um dos pressupostos indispensáveis para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Falando na abertura do seminário com o tema “Género e Governação Local”, considerou importante ressaltar a importância da Política Nacional de Igualdade e Equidade de Género, que constituirá um instrumento orientador para a implementação das acções viradas às mudanças de comportamento, atitudes e práticas discriminatórias que impedem o desenvolvimento sustentável.
Segundo a governante, o desenvolvimento sustentável exige, entre outros pressupostos, descentralizar recursos materiais, cognitivos e financeiros, concedendo às comunidades a oportunidade e as condições favoráveis para o seu desenvolvimento e consequentemente do país.
Para si, uma boa governação, apoiada pela participação de toda sociedade, em especial das mulheres, constituem um pré-requisito para desenvolvimento sustentável, bem como a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Do seu ponto de vista, é ponto assente que o desenvolvimento só será efectivo se todos (homens, mulheres, rapazes e raparigas) participarem desse processo.
Avançou, por outro lado, que a necessidade de incluir as mulheres em todas as estruturas da governação baseia-se no facto de as disparidades na representação serem não só uma violação aos direitos humanos básicos das mulheres, mas também desfavoráveis ao desenvolvimento socioeconómico a longo prazo.
O seminário, que contou com o apoio do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Cooperação Espanhola e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi organizado pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género.
Nenhum comentário:
Postar um comentário