segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Moçambique/Aeroporto de Maputo: Terminal moderno reflecte dinâmica do país – Guebuza

13 novembro 2010/Rádio Moçambique

Novas facilidades de atendimento foram postas ao serviço do passageiro com a inauguração ontem, no Aeroporto Internacional de Maputo, do novo terminal internacional, com capacidade para receber perto de um milhão de visitantes anualmente.

A entrada em funcionamento da infra-estrutura estabelece o tratamento separado de passageiros domésticos e internacionais, de acordo com as exigências internacionais.

O terminal foi inaugurado pelo Presidente Armando Guebuza, que considera a nova facilidade como uma vitória dos moçambicanos nos seus esforços de promoção do bem servir e reflecte a dinâmica que o país regista. Na ocasião, Guebuza disse que um dos grandes desafios da Empresa Aeroportos é a manutenção desta infra-estrutura.

Trata-se de um empreendimento que ostenta padrões internacionais que podem ser encontrados em qualquer aeroporto do Mundo. O edifício possui uma ampla sala de embarque preparada para atender 800 pessoas ao mesmo tempo e devidamente equipada, para além de um outro recinto que vai albergar oito centros comerciais.

A obra, inaugurada no contexto dos 30 anos da Empresa Aeroportos, assinalados a 1 de Novembro, inclui facilidades de uso de pontes de embarque e desembarque de passageiros e ainda um sistema de “check in” moderno.

Uma das grandes inovações do Aeroporto é a introdução de escadas rolantes e elevadores, um dos quais reservado a deficientes. A modernização sustentada nas novas tecnologias chegou também às casas de banho, onde tudo funciona com base em sensores, para além da disponibilidade dum parque de estacionamento para atender mais de 600 viaturas.

A construção do novo terminal, com um custo inicial de 80 milhões de dólares, arrancou em 2008 e está inserida no projecto de modernização e ampliação das infra-estruturas aeroportuárias que a Aeroportos de Moçambique está a realizar, não só em Maputo, como também em diversas outras terminais, como é o caso do Aeroporto de Vilankulo, aberto ao tráfego internacional.

Neste caso, o objectivo era aumentar a capacidade de acolhimento de passageiros, passando dos actuais 560 000 para 1 000 000, melhorar as facilidades de estacionamento de aeronaves, a construção de um novo pavilhão VIP-Presidencial, já em funcionamento, de uma nova torre de controlo, uma nova terminal de carga, em funcionamento desde Fevereiro de 2009. Também foram instaladas novas zonas para actividades comerciais e a implantação de hidrantes para abastecimento de combustível a aeronaves.

A segunda fase da ampliação e reabilitação deste aeroporto consistirá na construção da nova terminal para o serviço doméstico.

Nenhum comentário: