sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Angola/Vice-ministro da Educação destaca cooperação Angola-Brasil

Luanda, 18 novembro 2010 (Angola Press) – O vice-ministro da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Narciso Santos, disse hoje, em Luanda, que a cooperação entre o Brasil e Angola no âmbito do ensino é um importante passo em prol do desenvolvimento dos dois países.

De acordo com o responsável, que falava durante o encerramento do curso de capacitação para a elaboração da proposta curricular de Angola, que foi ministrado com a parceira de docentes brasileiros, esta cooperação mostra que mais do que as diferenças, os objectivos que ambos almejam alcançar são o mais importantes.

Narciso Santos disse ser necessário que neste âmbito o trabalho tenha continuidade e outros passos no sentido de estreitar a cooperação em educação entre os dois povos.

Referindo-se à formação, avançou que os sete cadernos de “reflexão sobre currículo” daí extraídos são prova da determinação em construir um futuro melhor para cada um dos cidadãos dos respectivos países.

“Assim, dá-se mais um passo no sentido de garantir uma educação plena, justa e inclusiva, chave para o desenvolvimento sustentável e para o asseguramento da paz e estabilidade dentro de cada país e entre países”, disse.

Com duração de dois anos, o curso que foi uma realização do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento de Educação (Inide), através da elaboração de sete cadernos, ajudará a superar determinadas situações no trabalho destes profissionais.

As reflexões dos sete cadernos baseiam-se em “currículo e temporalidades humanas no quotidiano da escola”, “conhecimento e cultura”, “ alfabetização e letramento”, “currículo e processos de aprendizagem”, “currículo e organização dos tempos e espaços escolares”, “currículo e educação especial” e “currículo e avaliação das aprendizagens”.

Nenhum comentário: