quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sistema de dessanilização de água em Cabo Verde com capacidade de 40 mil metros cúbicos diários

Praia, Cabo Verde, 25 novembro 2010 - Um futuro sistema de dessanilização de água do mar na ilha de Santiago, em Cabo Verde, terá capacidade para produzir 40 mil metros cúbicos por dia, garantiram consultores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

De acordo com o diário cabo-verdiano em linha A Semana, os consultores da JICA, que permaneceram 18 meses no arquipélago para efectuar o estudo de viabilidade do projecto, já o concluíram e já procederam à sua entrega ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O ministro José Brito, citado pelo jornal, disse que o governo vai iniciar em breve conversações com o seu congénere do Japão no sentido de obter financiamento para a execução do projecto.

“São precisos 226 milhões de dólares para materializar o projecto na ilha de Santiago”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em paralelo, acrescentou José Brito, está a ser ultimado um estudo de viabilidade técnica e económica de um projecto para recuperar e ampliar as redes eléctricas de várias ilhas, que permitirão aumentar de forma significativa a capacidade de produção e distribuição de água e de energia eléctrica. (macauhub)

Nenhum comentário: