terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Moçambique/Oleoduto vai ligar Maputo e Joanesburgo

Maputo, 20 fevereiro 2010 -- A empresa Petróleos de Moçambique, Petromoc, vai investir 800 milhões de dólares na construção de um pipeline que vai ligar Maputo à cidade sul-africana de Joanesburgo.

Segundo `OPaís´, trata-se de um empreendimento, que vai percorrer 650 quilómetros, destinado ao transporte de combustíveis de Moçambique à África do sul. Esta informação foi avançada, sexta-feira, pelo administrador delegado da Petromoc, Nuno de Oliveira, que falava durante a assinatura de um memorando d entendimento, com a empresa African Investiment Found, visando o financiamento de alguns projectos da empresa.

O representante disse que este empreendimento vai servir de alternativa para o Porto de Durban que, neste momento, está no limite de suas capacidades. De acordo com Nuno Oliveira, a empresa russa TRANSGAS vai fazer a assistência técnica à companhia moçambicana, para a implementação deste projecto assim como dos outros definidos na estratégia de expansão.

Na primeira fase, serão construídos 450 quilómetros que vão ligar o Porto da Matola e a região industrial de Nelspruit, na África do Sul. Referir que o oleoduto terá capacidade para transportar, anualmente, 3,5 milhões de metros cúbicos de combustíveis, esperando-se que esteja operacional até 2011. (Fonte: O País)

Nenhum comentário: