Luanda, 23 fevereiro 2010 - A consolidação da visão e da estratégia a privilegiar no subsistema do ensino superior e o reforço da base jurídico- institucional são algumas das prioridades do recém-criado Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
A informação foi prestada nesta terça-feira, em Luanda, pela titular da pasta, Maria Cândida Teixeira, durante a apresentação dos secretários de Estado para o Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Adão do Nascimento e João Sebastião Teta, respectivamente.
Segundo a governante, o pelouro ficará mais fortificado com a inclusão das duas secretarias que terá como missão melhorar os recursos humanos, materiais e financeiros do subsistema de ensino superior, bem como promover actividades académicas e pedagógicas nas distintas universidades do país.
Transformar a ciência, tecnologia e inovação num elemento estratégico da política de desenvolvimento, criar e consolidar um sistema nacional de ciência e tecnologia e de inovação eficaz, assim como fomentar uma cultura tecnológica em Angola constituem igualmente propósitos da instituição.
De acordo com a ministra, apresenta-se também como trabalho primordial a actualização do estatuto orgânico do Ministério, a elaboração da política de ciência e tecnologia, a construção do edifício sede, de forma a concentrar todos funcionários numa só unidade e a construção do Museu da Ciência e Tecnologia.
Para que a convivência laboral seja salutar, acrescentou, é necessário ter presente o princípio deontológico dos serviços públicos para se evitar práticas contrárias ao estatuído, quer seja por desconhecimento ou instigação de terceiros com objectivos meramente pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário