terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Moçambique/Aprovados 100 projectos na cidade de Maputo nos últimos quatro anos

Maputo, Moçambique, 17 fevereiro 2009 - Um total de 100 projectos de investimento privados e públicos nas áreas de habitação, serviços, comércio e hotelaria foram licenciados nos últimos quatro anos pelas autoridades municipais de Maputo, afirmou o vereador Mário Macaringue.

Macaringue, vereador com o pelouro das Infra-estruturas, disse ao jornal Notícias, de Maputo, que das obras licenciadas a maioria entra na fase de execução a partir deste ano, devendo nos próximos dois anos dar uma imagem de progresso à cidade e de responder à procura, sobretudo no sector de prestação de serviços, turismo e habitação.

O maior lote dos projectos autorizados é de construção de edifícios mistos em altura para escritórios, comércio e habitação, destacando-se igualmente outros de apartamentos, hotéis (apart-hotel) e condomínios habitacionais.

A nível do sector público destaca-se o licenciamento de projectos de obras para escritórios da Procuradoria-Geral da República, Palácio da Justiça, Gabinete Central de Combate à Corrupção e modernização dos Aeroportos de Moçambique.

Dos investimentos privados, é de realçar o projecto de construção do complexo comercial “Maputo Shopping Centre”, que funciona há sensivelmente um ano e meio. São mais de 150 lojas, 120 escritórios, 14 restaurantes, um hipermercado, duas salas de cinema, uma ampla área de restaurantes e de entretenimento denominado “Guebuza Square”, com capacidade para acolher cerca de mil pessoas.

Para a construção daquele complexo foram investidos capitais totalmente moçambicanos, no montante de 40 milhões de dólares.

Mário Macaringue disse ainda que ao longo dos últimos quatro anos foram licenciados vários projectos de desenvolvimento de infra-estruturas, sobretudo na área habitacional, quer na zona de cimento, quer nos bairros periféricos, depois que foi reorganizado o sector de Urbanização e Construção. (macauhub)

Nenhum comentário: