segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bolívia/Indígenas pedem que sabotadores de reforma agrária boliviana sejam julgados

22 fevereiro 2009/Prensa Latina

Fonte: Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br

La Paz (Prensa Latina) A Confederação de Povos Indígenas do Oriente Boliviano (CIDOB) demanda enjuiciar a autoridades e cívicos empenhados em bloquear a reversão de terras improdutivas no departamento de Santa Cruz.
O diário Los Tiempos resume hoje declarações do líder dessa organização, Adolfo Chávez, quem fustigou ao opositor governador crucenho, Rubén Costa, por chamar à desobediência civil como método de enfrentar a reforma agrária.
Dessa maneira a autoridade demonstra claramente sua postura ao lado dos poderosos, em detrimento dos originários, lamentou.
Segundo o secretário geral da CIDOB, em algum momento cairá o peso da justiça sobre Costa e cívicos defensores do latifúndio.
Um grupo de pessoas não pode deter o processo, afirmou.
Por sua vez, o governo assegurou a continuidade de acionar acionar em Santa Cruz, onde proprietários de milhares de hectares mantêm a seres humanos em relações de servidão, além de descumprir a função econômica social de parcelas.
Seguiremos adiante e atuaremos com a força pública se latifundiários e autoridades locais vão à violência para frear-nos, advertiu o diretor do Instituto Nacional de Reforma Agrária, Juan Carlos Rojas.
No referendo resolutório e constituinte do passado 25 de janeiro 80 por cento dos bolivianos fixou em cinco mil hectares a quantidade máxima de terras em poder de um cidadão, resultado considerado pelo poder Executivo uma derrota do latifúndio.

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=0e7e05fa1026b0c5459267608ae320b8&cod=3367

Nenhum comentário: