terça-feira, 1 de setembro de 2009

CPLP lança Centro UNESCO para Formação Avançada em Ciências

31 agosto 2009 - A CPLP aposta na formação avançada conjunta para incentivar desenvolvimento científico e tecnológico dos países e evitar ‘fuga’ de especialistas e cientistas do espaço lusófono.

Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste vão partilhar Centro UNESCO para a Formação Avançada em Ciências. Uma intenção agora acordada e que consta na Declaração Final da Reunião Extraordinária de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, que decorreu a 29 de Agosto em Lisboa, no âmbito da Presidência portuguesa da CPLP.

A criação de um Centro onde sejam partilhados recursos e conhecimentos para aumentar a capacitação científica e formação avançada dos cidadãos e evitar a fuga de capacidades científicas do espaço da CPLP, nasce da iniciativa de Portugal e recebe agora o total apoio dos restantes Estados-membros da Comunidade.

O Centro UNESCO vai ser criado para conjugar a formação de alto nível, designadamente «através de programas de doutoramento, com a formação para a responsabilidade social dos cientistas, a comunicação pública da ciência e a integração em redes e programas internacionais de investigação», pode ler-se na Declaração Final da Reunião.

O Centro funcionará como um entidade independente, distribuída e aberta «à formação dos investigadores em instituições com as capacidades necessárias de qualquer dos membros da CPLP».

Na Reunião Extraordinária, os Ministros da Ciência definiram ainda as áreas de trabalho e de cooperação científica prioritárias no espaço da CPLP, com destaque para agricultura e produção de alimentos e para o desenvolvimento dos Sistemas de Observação da Terra com forte aposta em trabalhos de investigação em instrumentos de inventário de recursos, estudo e previsão do clima e gestão ambiental.

Os domínios das Ciências Biológicas e da Saúde, das Tecnologias de Informação e Comunicação, Computação Avançada e desenvolvimento de infra-estruturas avançadas de redes de comunicação com vista ao trabalho cooperativo ou a área das Ciências Sociais e Humanas, são também destacados na Declaração dos Ministros da Ciência da CPLP.

No Ensino Superior, os Ministros reconhecem os avanços realizados nos últimos anos em termos da qualidade de ensino e cooperação entre os vários Estados-membros da CPLP, mas definem um reforço no que se refere ao «intercâmbio e mobilidade de estudantes, docentes e investigadores e na promoção da cooperação interinstitucional no espaço lusófono».

Com vista ao reforço da qualidade do ensino e o reconhecimento mútuo e internacional dos cursos de ensino superior ministrados no espaço da CPLP, os Ministros definem ainda a criação de uma Rede de Informação Mútua e de Avaliação do Ensino Superior.

Uma rede que funcionará com base num «mecanismo de informação e cooperação entre as entidades responsáveis pela avaliação e acreditação de cursos e instituições de ensino superior e pelo reconhecimento de diplomas em cada país da CPLP», indicam os Ministros da Ciência CPLP na Declaração Final da Reunião Extraordinária.

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