segunda-feira, 28 de setembro de 2009

OEA convoca reunião urgente para discutir Honduras

28 setembro 2009/Vermelho http://www.vermelho.org.br

A Organização dos Estados Americanos (OEA) fez uma convocação urgente nesta segunda (28) ao Conselho Extraordinário para analisar a situação em Honduras, depois de o governo golpista negar a entrada de uma missão do organismo ao país no domingo.

A OEA entende que a situação de crise se agravou após o retorno do presidente deposto Manuel Zelaya a Tegucigalpa, na semana passada, desde então refugiado na embaixada do Brasil. A reunião será às 10h (11h no horário de Brasília).

Roberto Micheletti impediu a entrada no país de três funcionários da OEA e mais dois da Embaixada da Espanha porque em sua opinião este não era o momento oportuno.

Ao mesmo tempo, o governo de fato sustentou que a Embaixada do Brasil perderá o status diplomático em 10 dias se não definir a situação do presidente deposto, Manuel Zelaya, que na segunda-feira passada retornou ao país e se estabeleceu na embaixada brasileira.

No início da noite de domingo, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, condenou a decisão das autoridades hondurenhas de impedir a entrada da comitiva da OEA, cuja missão era preparar a visita de vários chanceleres e do próprio Insulza ao país.

O secretário-geral lamentou a decisão e ressaltou que ações como esta "dificultam seriamente os esforços para promover a tranquilidade social em Honduras e a busca de soluções ao atual conflito político com base no diálogo e na reconciliação nacional".

Neste contexto, Insulza quer analisar nesta segunda-feira com o Conselho a situação para decidir sobre futuras ações da organização. O secretário-geral informou que "a OEA seguirá comprometida com a busca de uma solução pacífica à crise em Honduras".

Nenhum comentário: