sábado, 26 de setembro de 2009

Moçambique/Governo aposta em capacitar o Exército - Presidente da República, Armando Guebuza, nas celebrações dos 45 anos das FADM, em Chai

A contínua capacitação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) continuará no topo das acções do Governo, declarou ontem no posto Administrativo de Chai, distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, o Presidente da República, Armando Guebuza, falando no acto central das celebrações do 45º aniversário da criação das FADM. Intervindo na sua qualidade de Comandante Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Armando Guebuza pronunciou-se a favor de uma defesa credível, actuante e pronta para defender a soberania, a paz e a estabilidade, condições fundamentais para o desenvolvimento do país.

26 setembro 2009/Notícias

Perante a mais alta hierarquia militar que o foi saudar por ocasião da passagem da data, o Chefe do Estado desafiou o Exército a criar capacidades para que, por um lado, cada unidade militar não dependa de terceiros em produtos de consumo, porque pode produzir, pois cada militar pode adquirir habilidades práticas que possam ser úteis à sua unidade e a si próprio, mesmo depois de passar à disponibilidade ou à reforma.

“Queremos, sobretudo, que continuem a manter a vossa prontidão combativa, quer para o cumprimento da vossa principal missão, quer para operações humanitárias como o resgate das populações vítimas das cheias que têm realizado com êxito, quer ainda para intervenções em missões de apoio à paz na região e noutros pontos do planeta”, sublinhou.

Explicou ainda que com a paz e estabilidade, o seu Executivo vai garantir que os moçambicanos se ocupem da prioridade nacional da actualidade que é a luta pela erradicação da pobreza. “Também com a paz e estabilidade atrairemos mais investimentos nacionais e estrangeiros para gerarem mais renda e postos de trabalho para os moçambicanos”, disse o estadista moçambicano.

Na circunstância, Armando Guebuza saudou a geração do 25 de Setembro, exaltando os homens e mulheres que consentiram sacrifícios, incluindo a sua própria vida para que hoje os moçambicanos fossem um povo livre e independente.

“Foi graças a essa geração de obreiros da nossa nacionalidade, destemidos combatentes e patriotas dedicados à causa maravilhosa do povo, que hoje ocupamos o nosso lugar no concerto das Nações e participamos de forma activa na defesa da paz, segurança e desenvolvimento internacionais”, afirmou.

Por seu turno, o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyussi, reiterou a fidelidade das FADM para com o seu Comandante Chefe, assumindo o compromisso de que o Exército vai prosseguir com várias actividades, visando a operacionalização de várias actividades para o aperfeiçoamento da sua organização, disciplina e coesão, sempre colocando a formação do Homem no epicentro da sua acção.

“A situação operacional de hoje, porque configura uma realidade transformada, impõe novos desafios para o sector da defesa, no seu conjunto, e às FADM, em particular. A defesa da soberania e integridade territorial, a consolidação da unidade e paz, a garantia do funcionamento normal das instituições democráticas e a manutenção do prestígio de Moçambique no plano externo, particularmente na integração regional, são desafios que acrescentam a nossa responsabilidade e requerem de nós renovada vontade de aprender do exemplo de jovens do 25 de Setembro”, afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional.

As cerimónias centrais do 25 de Setembro iniciaram ao princípio da manhã com uma cerimónia de deposição de flores no monumento erguido no local onde foi disparado o primeiro tiro que marcou o início da luta de libertação nacional. (Jaime Cuambe)

Nenhum comentário: