terça-feira, 29 de setembro de 2009

Investimento privado em Angola atinge os 1,25 mil milhões de dólares nos primeiros sete meses de 2009

Luanda, Angola, 29 setembo 2009 - A Agência Nacional para o Investimento Privado (Anip) de Angola aprovou, de Janeiro a Julho deste ano, 268 propostas de investimentos nos sectores da agricultura, indústria transformadora, construção civil, comércio, saúde e educação avaliadas em 1,25 mil milhões de dólares, revelou segunda-feira o coordenador da comissão de reestruturação da instituição, Aguinaldo Jaime.

Aguinaldo Jaime, que falava em Luanda numa palestra sob o tema “O contributo do investimento privado para o desenvolvimento sustentável – O papel da Anip”, disse que 56 por cento do valor é investimento de empresários angolanos que criou 15.635 postos de trabalho.

"Durante o primeiro semestre de 2009, cerca de 55 porcento do valor global investido no sector não petrolífero tem origem em empreendedores nacionais. Se comparado com o período homólogo de 2008, observa-se um crescimento de confiança na ordem de 11 por cento. O ano passado, o investimento nacional representava apenas 34 por cento do total do investimento aprovado pela Anip”, disse Aguinaldo Jaime.

O coordenador da comissão de reestruturação da Anip disse ainda que o governo angolano não pretende que os investimentos se situem somente no litoral, mas em todo o país, de Cabinda ao Cunene, e, fundamentalmente, no interior, nas províncias que foram mais afectadas pelo conflito armado.(macauhub)

Nenhum comentário: