terça-feira, 29 de setembro de 2009

Empresas brasileiras podem aproveitar boas oportunidades na CPLP

Fortaleza, Brasil, 29 setembro 2009 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Miguel Jorge apelou em Fortaleza, durante o V Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa, a um maior interesse das empresas brasileiras pelos mercados lusófonos.

"As empresas brasileiras podem aproveitar boas oportunidades para ampliar seus investimentos directos em países da comunidade de língua portuguesa", disse o ministro Miguel Jorge.

O governante brasileiro lembrou que dentro de 45 dias o Brasil fará a sua terceira missão comercial deste ano a África. Desta vez serão visitadas África do Sul, Angola e Moçambique.

"O Brasil precisa comprar, na medida do possível, mais produtos industrializados dos integrantes da comunidade", assinalou Miguel Jorge durante o V Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa, que começou segunda-feira em Fortaleza.

"Além de vender bens industrializados e produtos nos quais somos muito competitivos em preço e qualidade, como alimentos, podemos oferecer muita cooperação económica e tecnológica", disse Miguel Jorge.

O agronegócio e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - foram apontados pelo ministro como outra possibilidade de cooperação económica.

"A Embrapa já está presente em Angola e Moçambique como importante instrumento de cooperação, mas sua actuação pode e deve ser expandida para outros países da comunidade", referiu.

O ministro do Desenvolvimento do Brasil revelou ainda que entre Janeiro e Agosto do corrente ano cerca de 2.655 empresas brasileiras fizeram vendas de produtos para os países de língua portuguesa.(macauhub)

Nenhum comentário: