terça-feira, 1 de setembro de 2009

Angola/Reeleito, diretor da OMS na África traça plano contra malária

Luanda, 1º setembro 2009 (Lusa) - O angolano Luís Gomes Sambo foi reeleito nesta segunda-feira para o cargo de diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, na 59ª sessão do Comitê Regional da organização, realizado em Kigali, capital da Ruanda.

A notícia, divulgada hoje pelo Jornal de Angola, destaca que Sambo, eleito com 45 votos, declarou no seu discurso “total empenho” no cumprimento das tarefas que terá pela frente, em especial o desenvolvimento das condições de saúde nos países africanos.

Além disso, ele apresentou um guia orientador sobre as medidas de intervenção para o controle da malária, doença causadora de muitas mortes no continente africano.

O guia é parte integrante de um relatório apresentado por Sambo para a avaliação detalhada do grau de execução de programas prioritários de saúde na região, sobretudo a luta contra a malária, HIV/Aids, tuberculose, saúde materno-infantil e doenças crônicas não-transmissíveis.

Malária
Entre as principais medidas de combate a malária estão o reforço dos programas de controle da doença, dos sistemas de aquisição e gestão do aprovisionamento para a qualidade do fornecimento de medicamentos.

O documento indica ainda que devem ser atualizadas as políticas e planos estratégicos contra a malária, reforçadas a pesquisa, vigilância, monitoramento e avaliação dos programas existentes.

Sambo afirmou que a implementação de um pacote completo de prevenção e controle simultâneo da doença numa mesma região geográfica permite registrar “um decréscimo rápido” nos casos, como aconteceu no Botsuana, Eritreia, São Tomé e Príncipe, África do Sul e Suazilândia.

Na África, a malária ainda é uma das principais causas de morte em adultos e crianças.

Nenhum comentário: