segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mercosul repudia novas regras imigratórias da União Européia

Mylena Fiori, enviada Especial/Agência Brasil http://www.agenciabrasil.gov.br

30 junho 2008

San Miguel de Tucumán (Argentina) - Reunido na cidade argentina de San Miguel de Tucuman, o Parlamento do Mercosul aprovou resolução de repúdio às novas regras imigratórias da União Européia. No documento, os deputados argentinos, brasileiros, uruguaios e paraguaios convocam os demais parlamentos latino-americanos a aderirem ao protesto e alertarem seus governos sobre a necessidade de se tomar medidas legais contra a Lei de Retorno, que endurece as normas de tratamento aos imigrantes ilegais.

“O Parlamento do Mercosul declara seu repúdio à denominada Diretiva [Lei] de Retorno, que constitui uma violação aos direitos humanos básicos, em particular ao direito à livre circulação”, diz o documento, que será encaminhado ao Parlamento Europeu, ao Conselho da União Européia, à Organização dos Estados Americanos (OEA), à Comissao Interamericana de Direitos Humanos, às Nações Unidas e ao Parlatino, Parlacen e Parlamento Andino.

Os parlamentares também solicitam ao Conselho do Mercado Comum – instância máxima decisória do grupo – que tome as medidas necessárias para a revisão e revogação imediata da Lei de Retorno. “O Parlamento do Mercosul declara sua esperança na capacidade do Parlamento Europeu de rever, com base nos valores civilizatórios da Europa, essa decisão equivocada e estéril, que mancha a imagem da União Européia”, finaliza a resolução, que tem o apoio da Venezuela, o país em fase de adesão ao bloco regional.

Aprovada no dia 18 de junho pelo parlamento Europeu, a Lei de Retorno harmoniza procedimentos referentes à deportação de imigrantes ilegais e estabelece regras mais rígidas. A partir de 2010, o estrangeiro que se encontrar em situação irregular em qualquer país membro da União Européia terá entre sete e 30 dias para voltar a seu país de origem, independentemente do tempo em que esteja na Europa e de sua situação familiar. Caso não deixe o país no período previsto, o imigrante estará sujeito a detenção por até seis meses, prorrogáveis por mais 12 meses, em casos excepcionais. Os deportados não poderão retornar à União Européia durante cinco anos. Segundo estimativas da Comissão Européia, há oito milhões de imigrantes ilegais na região.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/06/30/materia.2008-06-30.1801539112/view


Leia mais sobre os assuntos

Países do Mercosul articulam declaração de repúdio à nova lei de imigração européia

Turistas poderão circular por dez países da América do Sul sem passaporte

Lula afirma que medidas contra imigrantes em países europeus são preconceito

Comitê para Refugiados prevê que lei de imigração européia vai aumentar tráfico de imigrantes

Nova lei de imigração européia preocupa ONU, diz representante do Alto Comissariado

Governo lamenta aprovação da nova lei de imigração européia

Brasileiros são presos na Espanha por falsificação de documentos

Brasil adotará princípio da reciprocidade para entrada de estrangeiros no país

América Latina quer que União Européia dê ênfase nos direitos dos imigrantes

União Européia estuda exigir visto para turistas latino-americanos

Nenhum comentário: