segunda-feira, 30 de junho de 2008

Cabo Verde pode ser porta de entrada do Brasil em África e Europa afirma MNE brasileiro

Praia, Cabo Verde, 30 junho 2008 - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou sexta-feira na Praia que Cabo Verde pode ser uma porta de entrada dos produtos brasileiros no mercado africano bem como em países europeus.

Deslocalizar empresas brasileiras para Cabo Verde seria uma oportunidade para chegar a mercados do continente africano mas também “uma oportunidade para chegar a países desenvolvidos (Europa) onde Cabo Verde goza de preferência e o Brasil não tem essa facilidade”, disse.

Celso Amorim falava após um encontro com o seu congénere cabo-verdiano, Victor Borges, no âmbito da visita de um dia a Cabo Verde, durante a qual inaugurou na capital do país um Centro de Estudos Brasileiros e um Centro de Formação, que teve o apoio de dinheiros da cooperação brasileira.

Os dois ministros assinaram também um memorando de entendimento, segundo o qual Brasília e Cidade da Praia se comprometem a manter reuniões periódicas para debater e programar a cooperação para o desenvolvimento, o diálogo político e a cooperação económica e empresarial.

No âmbito da visita, Celso Amorim e Victor Borges assinaram também protocolos de cooperação para a criação de um Banco de Leite Materno em Cabo Verde, e para apoio à área dos cuidados de Saúde primários, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional do arquipélago e à formação dos trabalhadores do hoje inaugurado Centro de Formação Profissional da Praia.
(macauhub)

Nenhum comentário: