terça-feira, 17 de junho de 2008

Brasil/Detentos fazem curso de graduação em Teologia e Filosofia

[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
www.adital.com.br

16 junho 2008

Uma carta endereçada ao diretor do Instituto de Ciências da Religião (Icre), Pe. Luis Sartorel, mudou a realidade de seis homens. O autor da carta, o nigeriano Cornelius - preso por drogas - era detento do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPO) II, em Fortaleza, Ceará, e enviou a carta porque estava interessado em fazer um curso de filosofia.

Ele prestou vestibular para o Icre e foi aprovado, mas a falta de carros e de policial para acompanhar impediam a freqüência dele nas aulas. Sartorel, com a ajuda da Pastoral Carcerária, entrou, então, em contato com a direção do IPPO II e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará para a realização de um curso de graduação em Teologia e Filosofia dentro do Instituto.

Tudo foi organizado, o vestibular foi feito e o sonho de estudo de um preso pôde ser ampliado para outros cinco. O curso, que é completamente regularizado junto ao Ministério da Educação (MEC), já está em no 4º semestre, dos oito que serão necessários para o diploma. Agora, ele terá continuidade fora das grades do IPPO II, pois os seis estudantes já estão em liberdade.

Em entrevista à Adital, o Pe. Luis contou do aprendizado duplo que é a realização do curso, já que os professores também aprendem muito ao trabalhar com os presos, e destacou a dificuldade e a complicação que é "falar de Deus e de liberdade dentro da cadeia". É preciso um "esforço para rever parâmetros", acrescentou ele.

A grade curricular e os horários tiveram que ser adequados aos horários do IPPO II. Assim, as aulas foram dadas no período da manhã, em módulos, até que fossem completas as 60 horas aulas necessárias de cada disciplina. O curso, que é financiado pela Conferência Episcopal Italiana, pode ter uma nova turma. O Icre está negociando com a Secretária de Segurança Pública essa possibilidade. A expectativa é que a nova turma tenha cerca de 15 alunos.

Em um espaço em que a violência, o "quem pode mais", o "quem chega primeiro" dão as cartas, o aprendizado tem uma força ainda mais significativa. "Os valores de referência se mantiveram os mesmos, num lugar em que as referências são outras", disse Pe. Sartorel. Com as aulas, os presos não aprenderam só lições acadêmicas, mas também a resgatar a dignidade, a auto-estima, a sensação de "ser gente.

Poder de transformação que foi além dos estudantes, alcançou às famílias, com as quais foi feito um trabalho de acompanhamento. O curso tornou-se, assim, uma base de sustento dentro da cadeia - um lugar marcado pela desesperança. Nesse sentido, Pe. Luis critica os sistemas penitenciários, de todo o mundo quando indaga "qual o sistema penal que resgata as pessoas?". Esta iniciativa prova que quando se tem os instrumentos, as pessoas têm condições de recomeçar.

Tanto é assim, que os professores do curso - que ainda está na metade - têm em suas mãos vários textos filosóficos e teológicos, produzidos pelos alunos, para compor o livro "teologia da ressocialização", que em breve deverá chegar ao público.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=33519

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil

Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br

Nenhum comentário: