sábado, 21 de junho de 2008

Brasil/Governo lamenta aprovação da nova directiva da UE sobre imigração

19 junho 2008

O Governo brasileiro lamentou a directiva aprovada quarta-feira pelo Parlamento Europeu sobre o repatriamento de imigrantes ilegais, que estabelece regras mais rígidas de tratamento dos indocumentados.

"O Brasil, país que deu acolhida a milhões de imigrantes e descendentes hoje harmoniosamente integrados na sociedade brasileira, lamenta uma decisão que contribui para criar percepção negativa da migração", lê-se numa nota divulgada quarta-feira à noite, pelo Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

De acordo com a diplomacia brasileira, a chamada "Directiva de Retorno" vai no "sentido contrário ao de uma desejada redução de entraves à livre circulação de pessoas e de um mais amplo e pleno convívio entre os povos".

A controversa lei que irá harmonizar, a nível comunitário, as regras para a detenção e expulsão de imigrantes ilegais foi aprovada pelo hemiciclo de Estrasburgo com 369 votos a favor, 197 contra e 106 abstenções, e sem qualquer emenda.

Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores brasileiro afirmou que o Brasil está disposto a adoptar o princípio da reciprocidade caso os europeus comecem a expulsar ou impedir a entrada de brasileiros no continente.

"Se os europeus realmente querem reduzir o fluxo migratório, então devem acabar com os subsídios e com as barreiras tarifárias", destacou Celso Amorim, defendendo que a medida é fundamental para que os países possam crescer.

Na avaliação de Amorim, ninguém deixa o seu país sem motivos e normalmente o que os imigrantes buscam são melhores condições de vida e de trabalho. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: