segunda-feira, 30 de junho de 2008

Macau/China oferece financiamento para comércio e investimento em países de língua portuguesa

São Paulo, Brasil, 30 junho 2008 - A China está a preparar a abertura de novas linhas de crédito para financiamento de operações de importação, exportação e de investimentos nos países de língua portuguesa, anunciou sexta-feira em São Paulo uma fonte oficial.

Rita Botelho dos Santos, coordenadora do Gabinete de Apoio do Forum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa do Governo de Macau, adiantou que o objectivo será conceder financiamentos com taxas abaixo das oferecidas pelo mercado.

"Os bancos chineses estão dispostos a colaborar no estímulo a esse intercâmbio comercial e de investimentos", afirmou Rita Botelho dos Santos, em São Paulo.

"Esperamos que haja entidades bancárias de outros países também interessadas na cooperação", sublinhou a responsável, durante uma feira de negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Rita dos Santos avançou que a meta do Governo chinês é duplicar o comércio com os países de língua portuguesa, com Macau a servir de plataforma, até 2009.

Entre Janeiro e Abril deste ano, as trocas comerciais entre China e os países de língua portuguesa ascenderam a 21,03 mil milhões de dólares, um aumento de 80,3 por cento, em relação ao mesmo período de 2007.

No total, no ano passado, as trocas comerciais somaram 46,35 mil milhões de dólares, um aumento de 36 por cento em relação a 2006, sublinhou a responsável.
(macauhub)

Nenhum comentário: