terça-feira, 24 de junho de 2008

China/Missão de Macau do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa visita o Brasil

Macau, China, 24 junho 2008 - Uma delegação de Macau do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa visita o Brasil de 25 de Junho a 2 de Julho para promover a cooperação bilateral, foi hoje anunciado.

A delegação do Fórum, chefiada pela coordenadora do gabinete de apoio ao secretariado Rita Santos, integra ainda representantes do Ministério do Comércio da República Popular da China e do Centro Internacional de Promoção de Investimentos da China.

Um comunicado oficial refere que em São Paulo "a delegação vai participar na 17ª edição da ABF – Franchising Expo, onde efectuará uma sessão de apresentação do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e da 12ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit), que se realiza em Setembro em Xiamen".

Para além de se reunir em Brasília com a Federação das Indústrias do distrito Federal (FIBRA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a delegação do Fórum manterá contactos com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com a Agência de Promoção de Exportações e Investimento do Brasil (Apex), Prefeitura de São Paulo, Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Económico e Associação Comercial de São Paulo.

A Asssociação Comercial de São Paulo (ACSP) anunciou este mês que vai abrir em breve uma representação em Macau para apoiar pequenas e médias empresas brasileiras que queiram actuar na República Popular da China.

A representação, que ficará localizada no Macau Business Support Centre do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (Ipim) segundo revelou Sidnei Doca, director executivo da instituição brasileira.

O responsável da ACSP disse ainda que uma delegação de empresários de Macau, organizada pelo Ipim, deverá visitar o Brasil em Julho.

Sidnei Docal informou igualmente que decorrem contactos da ACSP com as autoridades brasileiras para que o próximo Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa se realize no Brasil.

A República Popular da China decidiu criar, e sedear em Macau, em 2003 o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa destinado a fomentar as relações comerciais com Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
(macauhub)

Nenhum comentário: