segunda-feira, 16 de junho de 2008

Angola/Depois da BYD e Jin Bei, portuguesa Hipogest negoceia entrada de 3ª marca automóvel chinesa

Lisboa, Portugal, 16 junho 2008 – A representante de fabricantes automóveis Hipogest, com sede em Lisboa, está a negociar a entrada de uma terceira marca chinesa em Angola, depois da BYD e da Jin Bei e vai criar um grande centro de reparações em Luanda.

Hipólito Pires, responsável da Hipogest, afirmou em entrevista ao semanário português Expresso no passado fim-de-semana que este ano deverá vender em Angola meio milhar de automóveis, a maioria de fabrico chinês.

“Até poderíamos vender mais carros em Angola, mas eu quero dar assistência completa aos veículos. Quem conquistar essa imagem conquista o mercado”, afirma Pires, que em Angola representa também a alemã BMW.

Nos objectivos da Hipogest, adianta, está ainda a criação de um “grande centro de reparações” automóveis em Luanda.

“As nossas oficinas em Angola oferecem a mesma qualidade das portuguesas e temos feito um grande esforço em formação”, adianta Hipólito Pires.

Depois de numa primeira fase de associação aos fabricantes automóveis chineses tendo em vista o mercado europeu, num projecto que visava a criação de uma unidade de montagem de veículos em Portugal, Pires volta-se agora para os países africanos e, em particular, para Angola.

Os furgões diesel Jin Bei Haise 2.7 até foram homologados na Europa, mas o empresário pretende vendê-los em Angola, onde chegam ao mercado por cerca de 13 mil euros.

Na entrevista ao Expresso, Pires afirma que os automóveis chineses poderiam criar uma maior concorrência de preços em Portugal, positiva para os consumidores, e que os fabricantes da China estão a “aprender rapidamente e têm dinheiro” para investir, aproximando-se assim da tecnologia dos norte-americanos ou europeus.

Para o mercado português, a principal aposta vai agora para os carros híbridos BYD F3DM e F6DM, que deverão começar a ser vendidos já no próximo ano, procurando tirar partido da actual alta do preço dos combustíveis, que está a levar os consumidores a procurar motores com menor consumo.

“A BYD é o único produtor chinês de automóveis eléctricos e híbridos, tendo apresentado recentemente no salão de Pequim dois modelos `dual mode´ e um carro eléctrico puro”, afirma Hipólito Pires.

A Hipogest tem um contrato de importador exclusivo de automóveis BYD para Portugal e Angola.

Pires salienta o facto de a BYD dispor de tecnologia de ponta em baterias de lítio e cádmio, a cujo fabrico se dedica desde meados dos anos 1990.

A empresa chinesa cresceu rapidamente e tornou-se no maior fornecedor de baterias para telemóveis Nokia e Motorola e em 2003 adquiriu a Shaanxi Qinchuan Auto Company, em Xian, dando origem à BYD Auto.

O modelo “dual mode” integra um sistema de motor eléctrico puro e um sistema híbrido eléctrico capazes de reduzir o consumo e as emissões, e simultaneamente oferecer um desempenho elevado, escreve o jornal português.

A BYD emprega actualmente mais de 40 mil pessoas em todo o mundo - tem fábricas na China, Japão e Espanha - e está cotada na bolsa de Hong Kong.

Hipólito Pires começou por trabalhar com a marca chinesa Geely, tendo em vista o mercado português e angolano.

O contrato entre ambos foi assinado no decurso da visita do primeiro-ministro de Portugal à China em 2007, onde Hipólito Pires integrou a comitiva oficial.
(macauhub)

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