sábado, 21 de junho de 2008

Angola pode tornar-se num dos três maiores produtores de diamantes do mundo até 2010

Luanda, Angola, 20 Jun - Angola poderá estar entre os três maiores produtores mundiais de diamantes até 2010, disse quarta-feira, em Luanda, o director comercial da Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), Hélder Silva Milagre.

Para essa possibilidade contribuem, de acordo com Silva Milagre, o aparecimento de novos investidores no sector diamantífero angolano, o aumento do volume da produção do diamante e a abertura em breve de novas minas.

Em declarações à agência noticiosa angolana Angop, à margem da abertura da 2ª edição da Feira Internacional de Minas (FIMA), a decorrer até dia 22, o responsável afirmou que neste primeiro semestre do ano, a Empresa Nacional de Diamante (Endiama) produziu, através da Sodiam, mais de três milhões de quilates de diamantes, correspondendo a cerca de 600 milhões de dólares arrecadados.

Falando de vendas, Silva Milagre disse que a Sodiam facturou até Maio 525 milhões de dólares com a comercialização de 3,35 milhões de quilates, encontrando-se neste momento com uma facturação de 570 milhões de dólares com a venda de 3,9 milhões de quilates.

Angola está actualmente na quinta posição entre os países que mais produzem diamantes, numa lista liderada pelo Botswana, seguindo-se a Rússia, Canadá e África do Sul.
(macauhub)

Nenhum comentário: