quinta-feira, 26 de junho de 2008

Moçambique/Face ao aumento de preços no mundo: O país deve apostar em soluções internas - Presidente da República

Maputo, 26 junho 2008 (Notícias) - Os constantes aumentos dos preços dos combustíveis e dos cereais que se verificam no mercado internacional configuram um desafio para os moçambicanos, que devem apostar cada vez mais em soluções internas para vencerem os problemas que esta situação traz para o país, em geral, e para os objectivos nacionais de luta contra a pobreza absoluta, em particular.

Esta posição foi defendida ontem, em Maputo, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, durante as cerimónias centrais das comemorações do 33º aniversário da independência nacional, ontem assinalado em todo país.

“Nós estamos celebrando hoje o 33º aniversário da nossa independência, e a nossa preocupação neste momento é fazer face, com a coragem que sempre caracterizou o nosso povo, à situação do aumento do preço dos combustíveis, por um lado, e dos cereais, por outro, de modo a podermos vencer estes problemas”, afirmou o Chefe do Estado falando a jornalistas momentos depois de proceder à deposição de uma coroa de flores no Monumento dos Heróis Moçambicanos, na capital do país.

No que se refere aos cereais, Guebuza referiu que Moçambique tem muitas possibilidades de poder resolver o problema. Para tal, disse ser importante continuar o engajamento de todos para o aumento da produção e da produtividade, tanto daqueles cereais que se sabe que o país pode produzir, como são os casos do arroz, milho e trigo, como também de outros produtos que são próprios da terra e que se sabe que podem ser mais e melhor utilizados pelos moçambicanos.

Fez notar que, de momento, o país não dispõe de cereais suficientes para o seu consumo, particularmente o arroz e o trigo, muito embora a sua produção esteja a aumentar significativamente nos últimos tempos.

Sobre os 33 anos da independência, o Presidente afirmou que um país não se constrói num dia. Ele é resultado de um trabalho planificado e que vai sendo implementado ao longo dos anos. “Nós vínhamos fazendo Moçambique e nós continuaremos a fazer Moçambique. O Moçambique com que todos sonhamos vai ser o produto do nosso trabalho. Daqui a 25 anos teremos um diferente do de hoje”, sublinhou.

Quanto às dificuldade que se enfrentam nos vários domínios da vida nacional, o Guebuza afirmou que “é isso que engrandece um país”. Segundo ele, os países devem ser capazes de vencer as dificuldades, e é isso que lhes dá experiências. “Experiência é vencer, é identificar e resolver os problemas à medida que vão aparecendo”, sublinhou.

Os jornalistas aproveitaram a oportunidade para abordar o PR sobre a situação política no Zimbabwe. Guebuza respondeu que naquele país ainda existem vozes discordantes quanto ao processo eleitoral. “Havendo vozes discordantes dentro do país, a nossa preocupação é de trabalhar de forma a que estas vozes deixem de ser discordantes e, para tal, instamos as partes no Zimbabwe a encontrarem-se para criarem condições que possam permitir que o processo eleitoral continue e em paz”, disse.

Nenhum comentário: