sexta-feira, 13 de junho de 2008

Brasil e Cabo Verde criarão comissão de diálogo permanente

Brasília, 13 junho 2008 (Lusa) - Brasil e Cabo Verde fecharam acordo para criar uma comissão permanente de diálogo e coordenação política a fim de intensificar as relações bilaterais, disse à Agência Lusa o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Victor Borges, após encontro com Celso Amorim, em Brasília, na quinta-feira. Comércio, idioma, defesa e tecnologia são as áreas mais beneficiadas.

O chanceler de Cabo Verde ressaltou que os encontros que fez anteriormente no Ceará, com empresários e com o governador Cid Gomes, também se pautaram na lógica de dar uma "dimensão nova" às relações do país lusófono com o Brasil.

O governo e os empresários do Ceará pretendem abrir um entreposto comercial de produtos têxteis no arquipélago, de olho no mercado da África Ocidental e com vista à exportação para os Estados Unidos e para a Europa, que têm acordos comerciais preferenciais com Cabo Verde.

Segundo Victor Borges, a questão do transporte aéreo e marítimo entre Cabo Verde e o Ceará, um dos vetores neste projeto, foi amplamente discutida.

"Este será um tema que, à partida, vai surgir na nova comissão bilateral para o reforço das relações entre Brasil e Cabo Verde. A intervenção dos governos será no sentido de juntar operadores econômicos privados, criar um ambiente de confiança e incentivá-los a fazer este tipo de negócio", acentuou.

Borges disse ainda que, no próximo dia 27, o ministro Celso Amorim estará presente na inauguração do Centro de Formação Profissional da Praia, feito em cooperação com o Brasil.

O Brasil também discute com o arquipélago projetos para a criação de dois centros tecnológicos em Cabo Verde.

De acordo com o ministro Amorim, outro ponto de cooperação entre Brasil e Cabo Verde será na área de defesa e segurança.

"Este é um ponto importante do diálogo político. Cabo Verde tem uma posição estratégica no Atlântico e tem interesses e preocupações que correspondem às nossas, sobretudo o combate ao narcotráfico", disse Celso Amorim à Agência Lusa.

Outro assunto abordado pelos dois ministros foi a entrada em vigor do acordo ortográfico.

"Falamos do interesse numa política da língua portuguesa, em reforçar o Instituto de Língua Portuguesa, com sede em Cabo Verde", declarou Amorim, para quem, "obviamente", a entrada em vigor do acordo ortográfico "reforça este desejo e este interesse" de fortalecer o idioma.

Além do encontro com Celso Amorim, Victor Borges teve reuniões em Brasília com os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende e da Educação, Fernando Haddad.

Nesta sexta e sábado, Victor Borges visita a capital paulista, onde conhece o Museu Afro-Brasil e se reúne com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo São Paulo (Fiesp), retornando depois para Cabo Verde.

Textos anteriores
Acordo ortográfico é 'marco histórico', afirma lingüista
Em SP, ministro luso anuncia estudo econômico do idioma
Cabo Verde se destaca entre PALOP nos 'objetivos do milênio'

Nenhum comentário: