quinta-feira, 19 de julho de 2007

São Tomé e Príncipe/País vai produzir energia eólica

São Tomé, 18 Julho 2007 – São Tomé e Príncipe vai executar este ano um projecto de produção de energia eléctrica através de eólicas com o apoio técnico da Alemanha, anunciou terça-feira em São Tomé o ministro são-tomense dos Recursos Naturais, Manuel Deus Lima.

Deus Lima disse que a introdução do novo sistema de produção de electricidade por correntes do vento contará com a assistência técnica de um grupo alemão na base de um estudo preliminar realizado pelas autoridades energéticas do arquipélago.

O projecto será lançado, numa primeira fase, no distrito de Cauê, a 90 quilómetros da capital de São Tomé e Príncipe, numa previsão de geração estimada em dois megawatts.

"Há condições climatéricas suficientes para sustentar este tipo de exploração energética face aos altos custos do sistema térmico", disse Deus Lima.

O projecto visa a redução de custos de produção de energia por sistema térmico devido à subida de preço dos combustíveis, a melhoria da qualidade do produto, a anulação dos cortes constantes da luz eléctrica, bem como o combate à poluição do meio-ambiente.

A Empresa de Água e Electricidade (EMAE), controlada pelo Governo através do Ministério dos Recursos Naturais, é a única produtora e distribuidora de energia no arquipélago.

São Tomé e Príncipe regista há cerca de dois anos sucessivas crises energéticas marcadas por cortes constantes e má qualidade de fornecimento.

Com uma procura energética de 15 megawatts, São Tomé e Príncipe, através da EMAE, tem capacidade para fornecer somente 12 megawatts, sendo 80 por cento na base de centrais térmicas e os restantes 20 por cento em hidroeléctrica sustentada pelos rios Contador e GuèGué, situados nos extremos norte e sul da ilha de São Tomé.

Nenhum comentário: