quarta-feira, 25 de julho de 2007

Conselho de Ministros da CPLP é adiado para novembro

Lisboa, 24 Julho - O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), previsto para 27 de julho, foi adiado para novembro ainda sem data ainda definida, informou nesta terça-feira a ministra das Relações Exteriores da Guiné-Bissau, Maria da Conceição Nobre Cabral.
A reunião entre os coordenadores dos oito países da CPLP foi realizada na sede da organização, em Lisboa. Durante o encontro, foi aprovado o Plano Indicativo de Cooperação (PIC), para o triênio 2007/2009.
"O PIC é extremamente importante, porque pela primeira vez temos um programa integrado de projetos de cooperação, para os quais vai ser necessário garantir o financiamento", disse o secretário executivo da CPLP, embaixador Luís Fonseca.
Inicialmente, o PIC deveria ser colocado em prática no biênio 2007/2008, mas precisa de aprovação formal pelo Conselho de Ministros. Como a reunião foi adiada para novembro, o prazo foi ampliado.
O projeto engloba áreas como educação, saúde, agricultura, sustentabilidade das sociedades e criação de parcerias para o desenvolvimento. Pela primeira vez uma reunião oficial do grupo teve a presença de representantes da Guiné Equatorial e das Ilhas Maurício. Ambas detêm o estatuto de observadores na CPLP desde 6ª Conferência de Chefes de Estado da organização, realizada em julho de 2006.
Oito países fazem parte da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau (que atualmente ocupa a presidência da instituição), Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.
Guiné-Bissau
A chefe da diplomacia guineense, Maria da Conceição Nobre Cabral, disse que o encontro da CPLP também debateu a próxima reunião do Grupo Internacional de Contato para a Guiné-Bissau (GIC-GB), que será realizado em setembro, paralelamente à Assembléia Geral da ONU, em Nova Iorque.
O grupo foi criado em setembro de 2006 para ajudar a consolidar o regime democrático e as instituições do país africano, abaladas com a guerra civil do final da década de 1990. A chanceler também se mostrou otimista em relação à 2ª Cúpula UE/África, marcada para 8 e 9 de dezembro, em Lisboa. O encontro vem sendo adiado desde 2003 devido às sanções do bloco europeu ao Zimbábue. (Lusa)

Nenhum comentário: