quarta-feira, 18 de julho de 2007

Brasil/Produção de petróleo da Petrobras nos campos nacionais cresce mais de 8% em junho

Nielmar de Oliveira / Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro, 17 Julho 2007 - A produção de petróleo da Petrobras no Brasil fechou o mês de junho com uma média diária de 1 milhão 827 mil e 392 barris, resultado 8,6% superior ao do mesmo mês do ano passado, com um aumento de 145 mil barris de média dia na produção. Em relação a maio, o incremento da produção foi de 66 mil barris de média diária.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17) pela assessoria de imprensa da Petrobras e indicam que o aumento da produção foi conseqüência da entrada em operação do sistema de compressão da plataforma P-34, localizada no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no Rio, aliada à entrada da produção de vários poços produtores nos campos de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, e Espadarte e Marlim, no norte fluminense.

Segundo ainda a nota da Petrobras, houve “aumento de eficiência operacional em todas as unidades de negócios da área de exploração e produção da companhia”.

A produção nacional de gás natural atingiu 43 milhões e 3 mil metros cúbicos diários, um aumento de 2,9% em relação ao volume registrado em maio deste ano, que foi de 41 milhões e 800 mil metros cúbicos diários.

Juntas, a produção de petróleo e gás natural no país atingiu, em junho, a média diária de 2 milhões, 97 mil e 872 barris de petróleo equivalente, resultado 6,9% superior ao registrado em junho de 2006 e 3,6% acima da produção do mês anterior.

Somado à produção dos campos situados no exterior, o volume total produzido pela companhia alcançou a média de 2 milhões, 342 mil e 928 barris de petróleo equivalente/dia, que segundo a Petrobras é 6,3% maior do que a produção obtida no mesmo mês do ano passado.

Nenhum comentário: