segunda-feira, 23 de julho de 2007

Moçambique/Guebuza defende protocolo sobre emancipação da mulher na SADC

Maputo, 20 Julho 2007 - O presidente de Moçambique instou hoje a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a ratificar na próxima cimeira da organização, em Agosto, o Protocolo sobre Género e Desenvolvimento, de modo a permitir a "auto-emancipação da mulher".

Guebuza fez a exortação durante a cerimónia de abertura da Reunião dos Ministros Responsáveis pelos Assuntos de Género e da Mulher da SADC, que começou hoje em Maputo.
Para Guebuza, a ratificação do protocolo "será um passo qualitativo no sentido da auto-emancipação e valorização da mulher, que são premissas fundamentais para uma SADC próspera, em paz e sempre unida".
"Hoje, consideramos ter chegado o momento de darmos o próximo salto qualitativo, passando para um Protocolo, um instrumento regional vinculativo.
Por isso, o desafio maior desta reunião é o de sistematizar as contribuições emanadas das consultas nacionais e das reuniões ministeriais anteriores para que, de Maputo, se leve a Lusaca uma versão que cristaliza este espírito de persistência da nossa mulher", realçou Armando Guebuza.
Em Agosto próximo, Lusaca, capital da Zâmbia, será palco da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da SADC.
Segundo Armando Guebuza, o Protocolo sobre Género e Desenvolvimento da SADC deve reflectir o compromisso das mulheres da África Austral na luta contra a fome e a pobreza, bem como na integração regional.

Nenhum comentário: