quinta-feira, 26 de julho de 2007

Portugal/Reunião em Lisboa debate próxima cúpula Ibero-Americana

Lisboa, 25 Julho 2007 - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, e o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, se reuniram nesta quarta-feira para discutir a próxima Cúpula Ibero-Americana, que será realizada em 9 e 10 de novembro, em Santiago.

"Além da próxima cúpula, que será dedicada à coesão social, debatemos perspectivas de trabalho futuro com a organização", disse Amado.

Segundo o chefe da diplomacia portuguesa, o encontro também abordou o desenvolvimento do programa da Organização dos Estados Ibero-Americanos, que classificou como "muito ambicioso".

O secretário-geral ibero-americano disse que as relações entre os dois blocos têm um grande potencial. Em relação ao encontro da capital chilena, Iglesias disse que Portugal e Espanha podem ter um papel relevante no processo.

A próxima cúpula terá a participação de chefes de Estado e de Governo de 19 países latino-americanos, além de Portugal, Espanha e Andorra. O objetivo da reunião anual é promover a cooperação e o desenvolvimento entre as nações ibero-americanas.

O último encontro do grupo foi realizado em 3 e 4 de novembro de 2006 em Montevidéu. (Lusa)

Nenhum comentário: