sábado, 12 de dezembro de 2015

Abya Yala, Pátria Grande/Evo Morales denuncia tentativa de golpe parlamentar no Brasil

12 dezembro 2015, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil) 


O presidente da Bolívia, Evo Morales, denunciou, em entrevista ao jornal argentino Página/12, que está em curso no Brasil uma tentativa de golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff. 

"É um golpe parlamentar sendo amadurecido. Já houve um golpe no Congresso do Paraguai e, agora está acontecendo no Brasil", declarou, referindo-se ao ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, destituído em 2012.

"Na Unsaul temos uma cláusula em temas democráticos, por isto respeitamos o presidente que vence e trabalhamos em conjunto, podem existir divergências ideológicas ou programáticas, mas
cada país tem sua particularidade", disse.

Na última semana, Morales já havia alertado para a existência de uma ofensiva contra governos populares na América Latina. “Os resultados nas eleições parlamentares na Venezuela nos levam a uma profunda reflexão para avaliar como defender as revoluções democráticas e os processos de libertação política, social, cultural e econômica, que à primeira vista são objeto de conspirações”, manifestou o presidente à imprensa.

O presidente boliviano também participou da posse do presidente da Argentina, Mauricio Macri, nessa semana. Segundo reportagem do Estado de S. Paulo, a presidente Dilma recebeu apoio de outros presidentes de países vizinhos em relação ao impeachment.

Segundo um assessor da presidência, Dilma ouviu manifestações de solidariedade dos presidentes do Chile, Michelle Bachelet, do Peru, Ollanta Humala, do Paraguai, Horácio Cartes, do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, além de Morales.

"Todos sem exceção" manifestaram solidariedade a Dilma de alguma forma, de acordo com o assessor. Alguns chegaram a oferecer manifestação pública de repúdio, a exemplo de Morales. 


Do Portal Vermelho, com Brasil 247 e G1


Nenhum comentário: