quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vaticano/Grão Mufti da Síria envia carta ao Papa Francisco: "trabalhemos juntos pela paz"


4 setembro 2013, Rádio Vaticano http://pt.radiovaticana.va


Damasco (RV)
- O Grão Mufti da Síria, Ahmad Badreddin Hassou, líder espiritual do islamismo sunita, acolheu o apelo do Papa Francisco e estará rezando e jejuando pela paz, na Praça São Pedro, se possível, ou na grande mesquita dos Omayyadi, em Damasco.

O Mufti enviou, por meio da Nunciatura Apostólica em Damasco, uma carta oficial ao Papa Francisco, onde diz preparar-se para participar do dia especial em favor da paz na Síria, em 7 de setembro, ao mesmo tempo que propõe à Santa Sé a organização de um encontro interreligioso.

“Louvando a iniciativa de rezar pela paz na Síria, o Mufti define o apelo do Papa Francisco “filho das leis celestes” - como “bom e pelo bem da humanidade”.
“Sua Santidade – diz o texto entregue à Agência Fides – agradecemos por este apelo de grande humanidade, baseado na fé, para jejuar e rezar ao Deus Onipotente, para que Ele possa trazer a paz à Terra e nos proteger do poder do mal e da opressão”.

Palavras do Papa que, segundo o Mufti, estão em contraste “com todos aqueles que escondem a luz resplandecente da fé, da caridade, da misericórdia e da paz, que ele pede e que todos nós pedimos, como pediram os Profetas e os mensageiros de Deus”.

Mostrando “profunda gratidão pela sua atenção espiritual”, o Mufti exprime o desejo de “estar ao lado do Papa no instante em que a oração será elevada ao Deus Altíssimo” e enfatiza: “estaremos de qualquer modo juntos, no 7 de setembro, para elevarmos a nossa súplica a Deus”. E propõe à Santa Sé que organize “um encontro inter-religioso com os líderes espirituais, em Damasco ou no Vaticano: “quem sabe assim conseguiremos parar o fogo de quantos querem destruir a Terra de Abraão, de Moisés, de Jesus, de Maomé”.

“Permaneçamos lado a lado – prossegue a carta – na difusão da paz e da segurança para todos os povos do mundo, para contrapor os extremistas e as divisões baseadas na confissão religiosa ou de etnia. Continuemos a nossa viagem nas pegadas dos Profetas, dos Santos, dos justos e dos homens de boa vontade”.

“Que possa permanecer, Sua Santidade, sob a proteção, a guia e a Providência de Deus, assim chegaremos juntos ao lugar da plenitude da fé e da luz”. (JE)



--------------- Relacionada


Denuncia Muftí falsos pretextos dos EUA para atacar Síria
29 agosto 2013, Prensa Latina http://www.prensa-latina.cu (Cuba)

Damasco (Prensa Latina) -- O Grande Muftí da República Árabe Síria, Ahmad Bader Addin Hassun, denunciou hoje o que considerou falsos pretextos sob os quais Estados Unidos e vários de seus aliados pretendem agredir militarmente o país.

Administrações ocidentais e de Oriente Médio começaram a ameaçar a Síria com a invasão externa quando fracassaram em seus planos de conseguir o que denominam como mudança de regime e quando seus aliados internos, os mercenários e extremistas que financiam, foram incapazes de derrotar o Exército e ao povo, argumentou.

Ao reunir-se nesta quinta-feira na capital com membros da União de Mulheres Sírias, com motivo do 46 aniversário de sua criação, a máxima autoridade religiosa desta nação questionou o papel da liga Árabe no conflito e perguntou-se onde ficou o artigo de dita organização, que respalda a defesa conjunta ante agressões estrangeiras.

Os integrantes dessa entidade que aceitaram a invasão dos Estados Unidos contra Iraque sob um falso argumento, agora pretendem repetir o palco com similares mentiras com respeito a Síria, denunciou Hassun.

Além de denunciar a agressiva campanha midiática externa contra esta nação do Levante, o Muftí exortou à oposição no exterior a não trair sua pátria e assumir uma postura firme contrária a qualquer agressão militar.

Nenhum comentário: