quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Angola, CPLP/Adesão da Guiné Equatorial depende dela própria - Georges Chikoti



3 setembro 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Lisboa (Do correspondente da Angop) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, disse hoje, terça-feira, em Lisboa, que a eventual aprovação da adesão da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) dependerá daquilo que aquele país fará para o cumprimento dos requisitos exigidos.

“Não tem sido muito consensual a forma como podemos acomodar a Guiné Equatorial na CPLP”, disse Georges Chikoti, acrescentando que a solução da questão depende também do cumprimento do plano de acção que a CPLP preparou para que este país possa cumprir os requisitos estabelecidos.

No termo de um encontro,
esta manhã, com a direcção da Câmara de Comércio e Indústria Portugal/Angola, presidida por Carlos Bayan Ferreira, o ministro angolano das Relações Exteriores disse esperar que aquele país africano faça “mais progressos internos para satisfazer a vontade de todos os membros da CPLP”, no quadro do referido plano de acção.

“Se ela poder se adaptar a este plano, provando que de facto agora é um país onde se fala o português, e que de facto o português está institucionalizado, os países da CPLP poderão apoiar” a integração no organismo lusófono, adiantou Chikoti.

Rejeitando a alegada questão da violação dos direitos humanos como razão da inviabilização da entrada da Guiné Equatorial na CPLP, o chefe da diplomacia angolana disse não ser esta uma questão decisiva, apesar de estar ainda consagrada na Constituição equato-guineense a pena de morte.

“Vamos olhar para o plano de acção da CPLP, pois, além da Constituição que institui a língua portuguesa como língua oficial, é fundamental que a Guiné-Equatorial dedique algum esforço na aprendizagem da língua portuguesa”, disse o ministro angolano.

Nenhum comentário: