5 março 2012/Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)
Maputo (AIM) – Uma missão de consultores do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE) encontra-se em Angola desde 20 de Fevereiro do corrente ano, para transmitir a experiência nacional em matérias de preparação e realização do censo populacional.
Angola está a preparar-se para a realização, a 16 de Julho de 2013, do primeiro censo da população depois da independência. Entretanto, este ano vai arrancar o recenseamento a título experimental.
De acordo com informações do INE, durante a sua estada em Angola, a equipa vai tentar transmitir a experiência moçambicana no capítulo da actualização da cartografia censitária.
Em terras angolanas os consultores moçambicanos irão trabalhar na criação de bases para o reforço das capacidades da equipa técnica da Subcomissão de Cartografia para a preparação da Base Geográfica e na criação do Sistema de Georeferência (SIG) para a criação de mapas censitários.
Igualmente, está na linha de prioridades o reforço das capacidades técnicas do pessoal do INE angolano no manuseamento do Google Earth para a produção de mapas de apoio às actividades de actualização cartográfica no campo, bem como no desenvolvimento de uma Geo Data Base.
Espera-se que com o apoio dos consultores moçambicanos o INE de Angola possa melhorar a estratégia e documentação metodológica sobre os quais assentará o processo de actualização e automatização da cartografia censitária do censo da população naquele país.
Paralelamente, pretende-se criar um modelo de dados geográficos em formato “Geodatabase” com multi-utilizadores em ferramenta informática conhecida por “ArcGIS”, ou outro software de cartografia, preparado para a disseminação da informação através da Internet.
Para além desta missão, o INE de Angola pretende continuar a obter apoios do INE de Moçambique nas outras áreas associadas com a preparação e realização do seu Recenseamento Geral da População e Habitação tendo em conta o sucesso do Censo de Moçambique realizado em 2007.
A missão moçambicana integra o Director-Adjunto de Censos e Inquéritos, António Adriano e o técnico do mesmo sector, Luís Macucule.
Nenhum comentário:
Postar um comentário