30 março 2012/Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)
O grupo chinês Sinopec assumiu formalmente quarta-feira a participação de 30% do capital da Petrogal Brasil, responsável pelas actividades de exploração e produção de petróleo da Galp Energia no Brasil, na sequência de um investimento de 4,8 mil milhões de dólares, anunciou em Lisboa o grupo português Galp Energia.
Em comunicado divulgado pelo regulador do mercado, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a operação de aumento de capital da subsidiária Petrogal Brasil foi agora concluída, com a Sinopec a subscrever a totalidade do aumento de capital de 4,8 mil milhões de dólares da Petrogal Brasil e de outras empresas relacionadas.
Ainda de acordo com o comunicado, a Sinopec concedeu um empréstimo accionista à Petrogal Brasil, num montante de 360 milhões de dólares, que será utilizado para reembolsar empréstimos accionistas da Galp Energia no mesmo montante, o que representa um encaixe financeiro global para a Galp Energia no valor de 5,2 mil milhões de dólares.
O grupo Sinopec é o maior grupo produtor de produtos petrolíferos e petroquímicos da China e o segundo em termos de produção de petróleo e a entrada na Galp acontece depois da estatal chinesa Sinopec ter adquirido uma unidade da Repsol YPF no Brasil por 7,1 mil milhões de dólares, no maior acordo de investimentos em petróleo da China. (macauhub)
Notícias relacionadas:
- Sinopec compra 30% da Petrogal Brasil
- Grupos chinês Sinopec e português Galp Energia juntam-se na exploração petrolífera no Brasil
- Petrogal vai investir 140 milhões de dólares até 2010 na exploração de petróleo no Brasil
- Brasileira Petrobras e portuguesa Petrogal Brasil encontram vestígios de hidrocarbonetos
- Chinesa SINOPEC compra novas explorações petrolíferas em Angola
Nenhum comentário:
Postar um comentário