quinta-feira, 29 de março de 2012

Angola/Executivo investe mais de um bilião de dólares na modernização do porto do Lobito


26 março 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao 

Lobito  - A modernização e ampliação do Porto Comercial do Lobito, cujas obras estão prestes a terminar, vão custar, aos cofres do Estado, um bilião e duzentos milhões de dólares norte-americanos, informou neste sábado, o presidente do Conselho da Administração da empresa portuária, Anapaz de Jesus Neto.

De acordo com o gestor, que falava no acto da comemoração dos 84 anos da empresa, o montante está a ser empregue na construção do terminal para descarga e carga de minérios, erguido na margem directa da baia do Lobito.

A ampliação da ponte cais que nos próximos tempos, de acordo com a fonte, terá a capacidade de atracagem em simultâneo de 12 navios, contra os oito actuais, faz parte do investimentos que estão a ser feitos.

Os investimentos abrangem ainda a construção de um porto seco a ser utilizado para a descarga de mercadorias contentorizadas e outros serviços portuários.

A pavimentação do recinto portuário de modo a tornar segura a movimentação de máquinas e todos meios de manuseamento de mercadorias também está contemplada para este tipo de investimentos do Executivo.

De acordo com o PCA do Porto Comercial do Lobito, os investimentos feitos pelo Estado Angolano, cujas obras estão em fase final de execução, esta unidade portuária poderá manusear, em média, 11 milhões (onze milhões) de toneladas por ano.

Quanto à mercadoria contentorizada, o porto prevê, com novas instalações (porto seco) manusear em média anual 700 mil contentores por ano de carga diversa.

Outra aposta da empresa, de acordo com o gestor, está virada na formação permanente académica, profissional e tecnológico dos trabalhadores face às
novas tecnologias usadas nos serviços portuários mais modernos e dinâmicos.

"O melhoramento da gestão, organização e apresentação de serviços de qualidade aos clientes é e deve ser a tarefa de todos trabalhadores da empresa", enfatizou o responsável, para corresponder aos presentes e futuros desafios do desenvolvimento económico do país.

Nenhum comentário: