sexta-feira, 30 de março de 2012

CPLP deve aproveitar vantagens da língua portuguesa


30 março 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao

Luanda – O desafio fundamental da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é conjugar as vantagens da língua portuguesa, apesar da dispersão geográfica dos seus membros, segundo avançou hoje, em Luanda, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Exalgina Gambôa.

Falando na cerimónia de abertura da VII Reunião dos Ministros da Educação da CPLP, a responsável afirmou que a ideia da integração dos estados membros em diferentes espaços regionais é, no entanto, um inquestionável factor de riqueza.

“Esta reunião é uma oportunidade de tornar a língua portuguesa tão representativa quanto o número de estados que compõem a comunidade e tão sistematizada quanto aos princípios de uma ciência para a garantia de estabilidade do seu ensino”, disse.

Sobre a aplicação plena do acordo ortográfico, adiantou ser necessário elaborar vocabulários ortográficos convencionais.

Segundo a responsável, uma educação para o desenvolvimento é uma educação voltada para o futuro e deverá provocar mudanças qualitativas em cada um dos nossos países.

A responsável espera que esta reunião produza conclusões que possam fortalecer a discussão em torno do acordo ortográfico e que se utilizem os mecanismos já existentes como o Secretariado Técnico Permanente, o Conselho Cientifico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa e que se auscultem as academias, as universidades e a sociedade civil de todos os estado membros.

“A CPLP, nestes 15 anos de existência, conseguiu projectar-se de simples comunidade assente na partilha linguística para um importante fórum de concertação política e de cooperação multiforme”, realçou.
  
Exalgina Gambôa espera que a presente reunião contribua ainda para uma maior cooperação dos estados membros, promoção e difusão da língua portuguesa como património de todos que a falam e uma maior visibilidade e credibilidade junto dos cidadãos da comunidade.

O evento vai ainda servir para uma avaliação da aplicação do acordo ortográfico e da elaboração dos vocabulários nacionais e vocabulário ortográfico comum.

Consta ainda da agenda um debate sobre as estratégias para o desenvolvimento da geminação escolar.

Nenhum comentário: