segunda-feira, 4 de abril de 2011

Angola/Paz permite restabelecer regularidade democrática


Luanda, 4 abril 2011 - A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Comunidade angolana no Exterior, Ângela Bragança, considerou que a paz, alcançada há nove anos, permitiu restabelecer a regularidade democrática, com a realização das eleições.

Em declarações à imprensa, a propósito no nono aniversário da paz que hoje se assinala, a deputada disse ter uma opinião "muito positiva" deste percurso, porquanto foi alcançada a estabilidade política.

Destacou igualmente a aprovação da Constituição, sublinhando o trabalho que está a ser realizado para adequação da lei avulsa à Carta Magna.

Ângela Bragança apontou o amplo programa de desenvolvimento e estabilização económica como sendo outro, dos vários, ganhos da paz, conforme disse, "um facto notável reconhecido, inclusive, pela comunidade internacional".

Reconheceu que existem ainda "pequenos problemas perfeitamente compreensíveis, tendo em conta o longo período de conflito armado, mas que estão a ser ultrapassados com o entendimento de que devemos conviver respeitando a diferença, a tolerância política, a liberdade e os direitos do cidadãos".

"O importante agora é ir ampliando a compreensão dos cidadãos em relação aquilo que a Constituição define em matéria de direitos liberdades e garantias para que ao nível das comunidades as pessoas convivam respeitando o que está estabelecido na Constituição", disse.

A deputada reconheceu que o Executivo está, paulatinamente, a resolver os problemas relacionados com a habitação com programas bem delineados, dando a Assembleia Nacional o seu contributo com aprovação de alguns instrumentos que vão permitir acelerar este processo.

Quanto ao desemprego, Ângela Bragança disse que estão a ser criados mecanismos para vencer esta barreira, tal como o programa de diversificação económica levada a cabo pelo Governo que visa também a criação de mais postos de trabalho.

"Portanto, penso que o país faz um balanço muito positivo destes noves anos de paz e podemos ver a nível do parlamento e dos órgãos de defesa nacional a convivência que existe entre os elementos que outrora estavam em campos opostos e que hoje fazem um esforço grande para enfrentar o país uno e indivisível com uma perspectiva de desenvolvimento muito segura", asseverou. (AngolaPress)


Nenhum comentário: