sábado, 29 de junho de 2019

CPLP/Embaixadora de Moçambique: “Apoiamos que a China e os EUA resolvam seus problemas através do diálogo”


27.06.2019 09h37, Diário do Povo Online http://portuguese.people.com.cn  (China) http://portuguese.people.com.cn/n3/2019/0627/c309809-9591992.html

Em resposta à atual fricção econômica e comercial entre a China e os EUA, a embaixadora de Moçambique na China, Maria Gustava, expressou recentemente o apoio pela proposta chinesa de resolver os problemas entre a China e os EUA pela via do diálogo.

No dia 18 de junho, o presidente Xi Jinping reforçou durante uma conversa telefônica com o seu homólogo estadunidense que a questão econômica e comercial entre os dois lados deve ser resolvida pela via do diálogo. A chave é ter em consideração os interesses legítimos das duas partes. Maria Gustava referiu: “apoiamos a China e os EUA na resolução dos problemas pela via do diálogo igualitário e que atinjam resultados positivos com base no respeito, igualdade e benefício mútuo”.

“Espero que a porta para as negociações sino-americanas nunca seja encerrada”, disse Gustava. “Esta não só é a posição de Moçambique, mas a voz comum da grande maioria dos países
em desenvolvimento. As duas grandes economias da China e dos EUA ocupam uma parcela importante no comércio internacional. As fricções econômicas e comerciais provocadas pelos EUA trouxeram vários desafios à recuperaçao econômica global, especialmente às economias débeis e ao comércio externo de países como Moçambique. As relações sino-americanas são muito importantes para os dois países e para o resto do mundo”.

Gustava criticou os EUA por adotar uma série de medidas unilaterais e protecionistas para impor os seus próprios interesses sobre outros países. Ela acredita que os EUA devem considerar cuidadosamente todos os tipos de comportamentos arbitrários e unilaterais, e assumir a respetiva responsabilidade pela paz e pelo desenvolvimento do mundo com uma atitude positiva. No contexto da globalização econômica, nenhum país pode sobreviver e prosperar independentemente de outros países.

 “Moçambique apoia firmemente o multilateralismo e aprecia o contributo significativo da China”. Gustava disse que o apoio ao multilateralismo não irá comprometer os seus próprios interesses, pois o sistema multilateral é condutivo a unir países e ao princípio da igualdade e do benefício mútuo. De fato, o sistema multilateral desempenhou um papel muito importante na paz e no desenvolvimento mundiais, tais como as Nações Unidas e a Organização Mundial de Comércio, as quais devem ser respeitadas.

(Web editor: Renato Lu, editor)

Nenhum comentário: