sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Portugal pede que governo de Micheletti respeite embaixada

Lisboa, 1º outubro 2009 (Lusa) - O vice-ministro português das Relações Exteriores, João Gomes Cravinho, disse nesta quinta-feira que Portugal vigia de perto a situação em Honduras, e considerou fundamental que as atuais autoridades hondurenhas respeitem a embaixada brasileira, onde está abrigado o presidente deposto, Manuel Zelaya.

"As relações diplomáticas se regem pela Convenção de Viena, que estabelece a inviolabilidade das missões diplomáticas, e é fundamental que as autoridades atuais, ilegítimas, nas Honduras respeitem essa inviolabilidade", disse Cravinho à Agência Lusa, após a conferência “As relações luso-chinesas e a Região Administrativa Especial de Macau”, em Lisboa.

Zelaya foi deposto em 28 de junho e permaneceu no exílio até 21 de setembro, quando voltou a Honduras, onde se encontra abrigado na Embaixada do Brasil.

No domingo, o governo de fato de Honduras, presidido por Roberto Micheletti, deu um ultimato ao Brasil para que defina, em dez dias, a situação do líder deposto, considerado um "convidado" pelo ministério das Relações Exteriores.

O governo de Micheletti afirmou que, caso isso não aconteça, a embaixada brasileira, sob cerco militar, poderá perder o status diplomático.

Cravinho disse que Portugal, que atualmente detém a presidência da Comunidade Ibero-Americana, acompanha a situação "com muita proximidade". Nas Nações Unidas, o país assumiu posições no sentido de uma rápida retomada da normalidade constitucional em Honduras, com a restituição de Zelaya no poder.

Nenhum comentário: