Ministério da Justiça (MJ) http://www.mj.gov.br
São Paulo, 16 outubro 2009 (MJ) – O combate a cartéis no Brasil foi um dos principais assuntos debatidos na I Conferência Internacional de Defesa da Concorrência, em São Paulo, encerrada nesta sexta-feira (16). Durante dois dias, representantes de órgãos brasileiros e internacionais trataram de temas como poder de compra, programa de leniência e políticas de comércio.
A secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Mariana Tavares, abriu o evento nesta quinta-feira (15), ao lado do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin. Ela afirmou que o trabalho em conjunto de órgãos do Governo Federal possibilita que as investigações de cartel cresçam e que o mercado de concorrência amplie as opções de compra dos consumidores.
A diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), do MJ, Ana Paula Martinez, ressaltou que é preciso conscientizar a população da necessidade de combater o crime. “A sociedade precisa saber que tem direito a mais de uma opção na hora de comprar um produto”.
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Direito Econômico (SDE) promoveu ações de conscientização no mês do Dia Nacional de Combate a Cartéis (8 de outubro). Foram distribuídas mais de 100 mil cartilhas nos oito maiores aeroportos do Brasil, incentivando a denúncia.
Em parceria com o Ministério da Educação, serão distribuídas ainda 300 revistinhas da Turma da Mônica nas escolas de ensino fundamental. O gibi, assinado por Maurício de Sousa, explica o que é cartel para as crianças e passa informações sobre ética nos negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário