quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Moçambique anuncia criação de agência espacial

7 outubro 2009/Notícias

Moçambique está a trabalhar para o estabelecimento de uma agência espacial, no quadro dos seus esforços visando encorajar a criação de instrumentos que ajudem nos avisos prévios dos desastres naturais. O facto foi revelado ontem, em Genebra, na Suíça, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, que representa o Chefe de Estado, Armando Guebuza, na Conferencia Internacional de Líderes Mundiais sobre Telecomunicações, intitulada Telecom World 2009, organizada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e pela Confederação Suíça.

Intervindo num painel que reflectiu sobre o reforço da parceria para uma infra-estrutura inclusiva, aquele governante moçambicano disse ser também aposta do Executivo o estabelecimento de satélites de baixa órbita, bem como estimular as empresas que estão envolvidas com soluções tecnológicas sem fios e de satélite de modo a arrancarem com programas de formação de técnicos nacionais.

A outra posição defendida pelo nosso país naquele encontro foi de que o sector privado das Tecnologias de Informação e Comunição (TICs) assumissem que os problemas do sector são comuns e que as suas soluções devem também ser conjuntas.

Na passada segunda-feira Moçambique também fez uma apresentação no decurso de um jantar dos líderes mundiais e outros participantes, entre membros de Governo, do sector público e privados, subordinada ao tema “O Papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento Económico”, em que tornou público os progressos que o nosso país está a registar no âmbito das TICs.

A este respeito, o Ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Venâncio Massingue, informou, entre outras medidas, que o Executivo adoptou no ano de 2004 a Lei das Telecomunicações e em 2006 a respectiva estratégia de implementação, para no ano seguinte aprovar o Fundo de Acesso Universal.

“O nosso Governo aprovou também no ano de 2000 a Política de Informática, em 2002 a estratégia da sua implementação e no ano de 2006 aprovou a Estratégia do Governo Electrónico”, informou.

Deu também a conhecer que, no quadro da liberalização do sector das telecomunicações, Moçambique vai contar com o terceiro operador de telefonia móvel, para além de que como resultado das políticas de informática que o Governo tem vindo a estabelecer estão em estabelecimento vários sistemas de informação, a rede de assemblagem das TICs, sendo resultado disso a montagem, no nosso país, do computador da marca Dzovo.

Intervindo num dos momentos da conferência, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chamou atenção para a necessidade das Tecnologias de Informação e Comunicação serem orientadas para resolver os desafios ao nível mundial. Disse também que as mesmas devem estar mais disponíveis para a população e usadas para resolver os problemas comuns como é o caso das mudanças climáticas, para além de que as TIC´s deverão suportar os países para atingirem os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODMs).

Por seu lado, o secretário-geral da ITU disse ser sua aposta que até ao ano de 2012 todas as pessoas fiquem conectadas em banda larga e que o sector privado terá que estar pronto para fornecer as soluções tecnológicas.

Enumerou três desafios para as TICs, como sendo contribuir para minorar a crise financeira mundial, o impacto das mudanças climáticas, bem assim a segurança no uso da internet.

Refira-se que que este evento constituiu a mais importante reunião de líderes mundiais sobre Tecnologias de Informação e Comunicação desde a Cimeira Mundial sobre Sociedade de Informação (CMSI).

Nenhum comentário: