sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Diamantes representaram dois por cento das exportações de Angola em 2008

Luanda, Angola, 30 setembro 2009 - Os diamantes representaram apenas 2 por cento do total das exportações angolanas em 2008, segundo dados incluídos num relatório divulgado pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com as últimas estimativas do Banco Nacional de Angola (BNA) e do Fudo Monetário Internacional (FMI), em 2008 as exportações totais de Angola (em dólares) cresceram 46,6 por cento, enquanto as importações terão crescido 35,8 por cento.

Os números, que constam do relatório "Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste 2008-2009", indicam que o petróleo «foi responsável por mais de 96 por cento do total das exportações angolanas, enquanto os diamantes ocupam um distante segundo lugar com cerca de 2 por cento».

O incremento em valor nas exportações de crude (de 42 para 62 mil milhões de dólares) permitiu acomodar crescimentos substanciais na importações e défices líquidos nas balanças de serviços e rendimentos e, ainda, um comportamento negativo nos fluxos do IDE, garantindo – mesmo assim – um excedente da balança global (5,8 mil milhões de dólares), ou o equivalente a 7 por cento do produto, refere o documento do BdP.

Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu 14,8%, em termos reais, segundo estimativas do BNA e do FMI.(macauhub)

Nenhum comentário: