quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Abya Yala*, Bolivia/Evo Morales: elite boliviana foi “do racismo ao fascismo e do fascismo ao golpismo”


 

Conversa Afiada

Manifestante segura a “wiphala”, a tradicional bandeira dos indígenas dos Andes, em protesto de imigrantes bolivianos contra o Golpe e a favor de Evo Morales. Avenida Paulista, São Paulo, 17/XI (Créditos: Elineudo Meira/Fotos Públicas)




Presidente legítimo abre mão de candidatura para pacificar o país
presidente legítimo da Bolívia Evo Morales, atualmente em exílio no México, afirmou em entrevista ao jornal Página 12 de Buenos Aires neste domingo 24/XI que ele e seu partido, o MAS (Movimento Ao Socialismo), apoiam o plano para a realização de novas eleições no país.

Evo Morales disputou e venceu as eleições de 20/X, garantindo assim seu quarto mandato presidencial. A oposição de direita não aceitou a derrota: sem qualquer prova, alegou indícios de fraude eleitoral e convocou protestos contra o governo legítimo.

Após um “empurrãozinho” do governo de Donald Trump, os militares aderiram ao Golpe e
 “convidaram” Evo a se retirar.


Com apoio do Exército, a senadora Jeanine Áñez assumiu a presidência de forma irregular
 em 13/XI. A esquerda imediatamente organizou uma série de manifestações contra o governo golpista.

A resposta foi dura: militares e policiais mataram pelo menos 32 apoiadores de Evo Morales nas últimas semanas – em sua maioria, indígenas e camponeses pobres.

Neste sábado 23/XI, um acordo entre o MAS e o governo golpista da senadora Áñez foi aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara dos Deputados, abrindo o caminho para a realização de novas eleições.

Apesar de ter o controle do Senado, o MAS aceitou uma exigência dos partidos de direita: o projeto impõe um limite de dois mandatos presidenciais a qualquer candidato – o que, na prática, impede que Evo Morales concorra novamente.

Na entrevista ao Página 12, Evo anunciou seu apoio à medida: “vamos a fazer tudo o que é possível pela unidade. E pela pacificação eu renuncio à minha candidatura”, disse o presidente legítimo.

Ele continua: “vou fazer o possível para ajudar na pacificação da Bolívia. Renuncio à minha candidatura, ainda que eu estivesse autorizado a apresentar-me como candidato à presidência. Não estou reclamando. Afirmo que renuncio para que não haja mais mortes nem mais violência”.

Em seguida, Evo Morales fala sobre os motivos que o levaram a renunciar no dia 10/XI: “Eles [os apoiadores do Golpe] capturaram meus companheiros sindicalistas, os militantes, os governadores, os prefeitos e falaram que queimariam suas casas se eu não renunciasse à presidência. Capturaram o irmão do presidente da Câmara e disseram: ‘se seu irmão não renunciar, vamos queimar você em praça pública'”.

Ele conclui: “do racismo ao fascismo e do fascismo ao golpismo. É isso o que aconteceu na Bolívia”.

Em tempo: assista também à análise do jornalista Rodrigo Vianna na TV Afiadao Golpe na Bolívia é racista e fundamentalista!

Relacionadas

-- Em meio a crise severa, Senado aprova novas eleições na Bolívia



Abya Yala*, Bolivia/União Europeia aprova golpe militar na Bolívia e apoia Jeanine Añez

A União Europeia declarou que apoia a auto-proclamada presidente da Bolívia. O país que detém 40% das reservas mundiais de lítio, metal muito precioso e cobiçado, tem agora as portas abertas para ser saqueado pelos países defensores do neoliberalismo.


A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, declarou que a União Europeia apoia novas eleições na Bolívia. Obviamente, só não vislumbra quem não quer, esta atitude da União Europeia, representa a oficialização do golpe de estado na Bolívia sob responsabilidade das Forças Armadas e de sectores da extrema direita nacional e internacional.

As eleições recentes que conduziram Evo Morales a um novo mandato com mais de 40% dos votos, recorde-se, não foi aceite pela oposição que representa a extrema direita boliviana.

Imediatamente a seguir ao golpe a elite militar pressionou Morales, bem como, o presidente e o primeiro vice-presidente do senado a renunciarem, e iniciaram-se prisões ilegais de líderes do MAS – Movimento para o Socialismo.

O objectivo destas prisões e torturas contra a cúpula do MAS é agora muito mais perceptível. Tratou-se de uma estratégia para desmobilizar a liderança do movimento de Morales e criar um clima de terror e medo com o intuito de afastarem e fragilizarem os potenciais vencedores do processo eleitoral fraudulento que se está a preparar com a conivência de alguns países e agências internacionais.

É preciso denunciar de forma repetida, na sequência do golpe apoiado pelas forças armadas e enquanto se torturavam e assassinavam largas dezenas de camponeses, prenderam-se de forma ilegal apoiantes de Morales e, sem qualquer tipo de quórum, de forma totalmente ilegal e ilegítima, Jeanine Añez, a segunda presidente do senado, auto-proclamou-se presidente da Bolívia, com o auxílio do Brasil de Bolsonaro e com o apoio subtil dos EUA através da Organização dos Estados Americanos (OEA), como se sabe, uma organização internacional criada nos EUA, com sede em Washington.

Portanto, mais uma vez, com uma despudorada violação do direito internacional e da carta universal dos direitos do homem, o mundo assiste ao escândalo da interferência de países terceiros, neste caso em relação à Bolívia, para se impor um governo controlado a partir do exterior.

Sucesso de Evo Morales e riqueza da Bolívia motivaram golpe de estado

A Bolívia liderada por Evo Morales, o primeiro indígena eleito para presidente da República, fortemente apoiado por camponeses e intelectuais, conseguiu que este país registasse o maior crescimento da América do Sul. O próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu em Outubro deste ano que se registou um aumento de 4% do Produto Interno Bruto.

Nos últimos dez anos, com Morales no poder, e em virtude de ter nacionalizado o petróleo e o gás natural, conseguiu obter vitórias nos sectores económicos e sociais impressionantes que incomodaram grandemente os países que habitualmente exploram as riquezas e defendem o neoliberalismo.

A Bolívia, conforme se pode analisar no documentário de Hakim Abdelkhalek, é um país onde se encontram as primeiras reservas mundiais de lítio, um metal de alto valor, indispensável para as baterias dos futuros carros eléctricos, para computadores, telemóveis de última geração, etc., para além de possuírem potássio e magnésio que estavam a ser exportados para países como a China, Rússia e Suécia.

Portanto, a defesa de novas eleições para “apaziguar” a população foi o pretexto da União Europeia para encobrir o golpe de estado realizado na Bolívia e permitir-se que as eleições controladas possam dar uma vitória aos representantes dos países que se preparam para explorar as riquezas e os recursos económicos da Bolívia.


*Abya Yala: Terra viva, o nome indígena da América Latina.No espírito de José Martí e dos povos nativos, Abya Yala é tudo o que está relacionado com a Nossa América, essa terra viva que vai do Rio Bravo à Terra do Fogo, passando pelas Caraíbas, sem esquecer as primeiras nações da América do Norte.

Nenhum comentário: