sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Mercosul, Brasil/Acabou a farra da Lava Jato. A Constituição venceu. Lula livre já!


8 de novembro de 2019, Balaio do Kotscho (Brasil) https://www.balaiodokotscho.com.br/2019/11/08/acabou-a-farra-da-lava-jato-a-constituicao-venceu-lula-livre-ja/
 
Ricardo Kotscho


O dia 7 de novembro de 2019 será lembrando no futuro como o marco em que o STF deu um basta à impunidade dos juízes e procuradores da República de Curitiba, e resgatou a Constituição cidadã de Ulysses Guimarães, 31 anos depois.
Com o voto de minerva de Dias Toffoli, do qual muitos duvidavam, mas eu tinha certeza, acabou a farra da Lava Jato e o Brasil retorna ao Estado de Direito no qual todos devem ser iguais perante a lei e só podem ser presos após o trânsito em julgado.

Mais do que permitir a imediata libertação de Lula, essa decisão histórica reconciliou a nação com a democracia, tão ameaçada desde a chegada do bolsonarismo miliciano ao poder.

Perderam os carrascos de Curitiba e os sabujos da mídia que fizeram da Lava Jato sua razão de viver a serviço de interesses nada republicanos.
 .
Após a derrota por 6 a 5 na quinta-feira, eles não se deram por vencidos, não desistem: no dia seguinte, já estão pressionando o Congresso a
colocar em votação a prisão em segunda instância derrubada pelo STF.

Querem agora jogar o Congresso contra o Supremo, criar uma crise institucional para convocar as tropas e melar o jogo.

Enquanto uns contam as horas para ver Lula finalmente livre, após 19 meses de prisão na solitária em Curitiba, outros querem atiçar os militares, como fizeram nos golpes de 1964 e 1968.

As redes sociais foram tomadas pelas miliciais digitais e os inocentes úteis do antipetismo doentio que não se conformam com a próxima libertação do maior líder político brasileiro.

Agora, todo cuidado é pouco para evitar que agentes provocadores se infiltrem nas manifestações previstas pelas forças democráticas para comemorar a vitória da Constituição.

Lula sairá da cadeia mais preparado física e mentalmente para rodar novamente este país carente de esperança em dias melhores.

Que ninguém espere dele botar fogo no circo, ao contrário: é Lula quem poderá pacificar o país e abrir o caminho para uma reconciliação nacional em defesa da democracia.

Nada acontece por acaso e tudo tem a hora certa para acontecer.

Não acompanhei o julgamento porque estava fazendo uma reportagem externa com o único sobrevivente brasileiro do Holocausto.

Ao ouvir aquele homem de 91 anos sorrindo para o futuro, depois de tudo o que passou, trabalhando e programando viagens, saí da entrevista fortalecido com o sentimento de que nós não podemos reclamar da vida.

Só não podemos perder a nossa liberdade, tão duramente reconquistada nem faz muito tempo.

Esse é o valor maior que precisamos defender.

E Lula certamente será um grande aliado de todos nós para não permitir um retrocesso.

Viva Lula Livre!
Viva a Constituição!
Viva a vida!
E vida que segue.


Mercosul, Brasil/Supremo Tribunal Federal (STF) decide em defesa da Constituição
por Redação

Configura-se como passo favorável às liberdades democráticas e aos direitos de cidadania a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), por maioria, de referendar as Ações Diretas de Constitucionalidade, impetradas pela OAB e o PCdoB, entre outras, que questionavam a execução provisória de sentenças a partir da 2ª instância.

Há anos assistimos o atropelo das regras constitucionais que determinam a presunção de inocência e o direito de se defender em liberdade até o transito em julgado, ou seja, até que haja condenação de última instância, sem a qual não se pode executar penas de tribunais inferiores, resguardados os casos de prisão cautelar previstos no ordenamento legal.

Cidadãos presos injustamente têm sido prejudicados por esse desrespeito à Constituição, em situação agravada por várias cortes terem tornado obrigatória a execução após decisões colegiadas de segundo grau, quando a própria norma do Supremo Tribunal Federal (STF), até hoje em vigor, era meramente autorizativa.

A decisão do STF, reafirmando a Constituição, impõe a imediata libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em função da jurisprudência que restabelece a ordem constitucional, representa vitória parcial, um primeiro passo para que se faça justiça.

A defesa do ex-presidente Lula informou que levará ao juízo da execução um pedido para que haja sua imediata soltura com base no resultado desse julgamento do STF.
A reparação dos atropelos cometidos pela Operação Lava Jato somente estará completa com a anulação de seu julgamento e o reconhecimento de sua inocência, por meio de habeas corpus a ser prontamente julgado pela Corte Suprema.

Saudamos, assim, a decisão soberana do STF que repôs integralmente a presunção de inocência. Alertamos que a luta continua e convocamos todos os democratas, dentro e fora do país, a se manterem mobilizados, reforçando a Campanha Lula Livre, até que Lula saia do cárcere onde se encontra sequestrado e sejam revogados todos os atos ilegais cometidos contra o ex-presidente.

Lula Livre! Em defesa da democracia, dos direitos e da soberania!

COMITÊ NACIONAL LULA LIVRE


Mercosul, Brasil/Gleisi: decisão do STF reconhece que Lula está preso de forma ilegal

8 de novembro de 2019, 00:22 h, Brasil 247 (Brasil) https://www.brasil247.com/poder/gleisi-decisao-do-stf-reconhece-que-lula-esta-preso-de-forma-ilegal 

"A decisão é também o reconhecimento, depois de 1 ano e 7 meses, de que o ex-presidente Lula ficou preso durante todo esse período de forma ilegal, por uma decisão política", afirma a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sobre a decisão do STF que derrubou a prisão em segunda instância

VIDEO

247 - A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quinta-feira, 7, que derrubou a prisão após condenação em segunda instância

Em nota, Gleisi disse, no entanto, que a decisão do STF comprova a ilegalidade da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia a nota na íntegra:
“A decisão do STF é muito importante para fortalecer a democracia e a Constituição, no momento em que são ameaçadas pelo governo de extrema-direita no Brasil.

A decisão é também o reconhecimento, depois de 1 ano e 7 meses, de que o ex-presidente Lula ficou preso durante todo esse período de forma ilegal, por uma decisão política.   

Essa crueldade termina aqui, mas seguiremos lutando pela verdadeira justiça, que só virá quando for anulada a sentença ilegal de Sergio Moro. Lula merece justiça por inteiro.

Gleisi Hoffmann 
Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores
Curitiba, 7 de novembro de 2019

Relacionadas


Mercosul, Brasil/Mourão protesta contra decisão do STF que devolve a legalidade ao Brasil

8 de novembro de 2019, 11:37 h

No estilo do general Vilas-Bôas, ex-comandante do Exército, hoje assessor do ocupante do Palácio do Planalto, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi ao Twitter nesta sexta-feira (8) insurgir-se contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de garantir a Constituição e o Estado democrático de direito

247 - O general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, partidário ferrenho do regime de extrema-direita liderado por Jair Bolsonaro, defensor contumaz da ditadura militar, é a primeira voz de peso a se insurgir contra a decisão soberana da Corte Suprema do país, que em decisão histórica nesta quinta-feira (7) fez valer a Constituição. 

No estilo do general Vilas-Bôas, ex-comandante do Exército e hoje assessor do governo ultradireitista de Bolsonaro, o general Mourão tuitou contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
   
"O Estado de Direito é um dos pilares de nossa civilização, assegurando que a Lei seja aplicada igualmente a todos. Mas, hoje, dia 8 de novembro de 2019, cabe perguntar: onde está o Estado de Direito no Brasil? Ao sabor da política?" - escreveu o general no Twitter.  

A declaração do general vice-presidente é um acinte ao próprio Estado democrático de direito, que ele falsamente invoca.  

Mourão já tinha antecipado na quarta-feira (6) uma posição sobre o tema, antevendo a decisão do Supremo. Em artigo no qual faz uma provocação às forças progressistas do país intitulado "A esquerda no seu labirinto", publicado em O Estado de S.Paulo, ele escreve: "A considerar o que faz e fala a esquerda no Brasil, parece restar-lhe pouco. A apologia da corrupção, ao negar a condenação de Lula em todas as instâncias".
  
Parece que a ordem unida entre os truculentos generais que defendem a ditadura militar é se insurgir contra as decisões do STF de garantir o mandamento constitucional. 
Mourão reitera que na opinião da cúpula do regime a prisão de Lula é considerada como algo essencial à manutenção da exrema-direita no poder.

Nenhum comentário: