quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Venezuela/Caracas participará em cimeira da América do Sul e dos Países Árabes no Qatar

Caracas, 20 janeiro 2009 (Lusa) -- A Venezuela vai participar na II Cimeira da América do Sul e dos Países Árabes (ASPA), que se realizará a 31 de Março no Qatar revelou o ministro venezuelano de Relações Exteriores, Nicolás Maduro.
Segundo aquele responsável, a participação da Venezuela é como como membro da União de Nações Sul-americanas (UNASUR), que "participará pela primeira vez, como instância representativa, constituída por um bloco de países latino-americanos que sugerirá a integração do Sul (América do Sul) com os países árabes".
Num comunicado o Ministério de Relações Exteriores explica que o convite foi feito na segunda-feira pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Mohammed Al Rumaihi, e de uma delegação enviada pelo Emir do Qatar, Xeque Hamad bin Jalifa Al Zani, no âmbito de um périplo pela América Latina.
"Conversámos sobre a crise financeira e as respostas que há que dar pelo Sul (América Latina). Também vimos o panorama da situação no mundo. Eles agradeceram a conduta do Presidente Hugo Chávez, em relação ao tema palestiniano e a solidariedade que a Venezuela manifestou ao povo da Faixa de Gaza", diz o comunicado.
"Nunca antes todos os governos representantes destes países e da América do Sul se encontraram para tratarem de temas do nosso desenvolvimento conjunto e nós valorizamos altamente esta iniciativa porque acreditamos que faz parte das distintas instâncias que começaram a nascer desde há alguns anos", explica.
O documento acentua ainda que a Venezuela tem trabalhado pela pluralidade "só para que haja equilíbrio e respeito sem hegemonismo e sem império (norte-americano). Deve haver um mundo em que em todos os pólos nos encontremos e desenvolvamos relações de cooperação e solidariedade".
"Estaremos muito activos nas propostas que o Presidente Chávez tem feito", prossegue o comunicado, "da necessidade de constituir novas instituições para actuar no mundo financeiro e assim aproveitar esta crise para constituir uma nova articulação económica dos países do Sul, um Fundo de Investimento entre as nossas nações e outros mecanismos para o desenvolvimento tecnológico-industrial."
O vice-ministro do Qatar explicou durante o encontro com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela falaram de temas relacionados com a cooperação política e que "um dia antes da cimeira, a 30 de Março, se reunirão 34 presidentes, entre chefes de Estado árabes e latino-americanos, para manter encontros bilaterais".

Nenhum comentário: